Espetáculo natalino “Baile do Menino Deus – Alguns Retalhos” acontece neste sábado em Bananeiras/PB
A apresentação será na quadra do Antigo Colégio das Freiras em Bananeiras, neste sábado (28), as 19h00. Entrada gratuita.
O coletivo de Teatro AJAC – ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DA ARTE E CULTURA, que reúne os três grupos de teatro associados (Cia de Teatro Flor do Cedro, Grupo Theatro Laboratorium e Grupo de Teatro Engenhoca) comemorando 6 anos de fundação, monta seu primeiro espetáculo natalino de produção independente. Nos anos anteriores sempre participou como parceira ou prestadora de serviços no auto de natal produzido pela Prefeitura Municipal de Bananeiras, sendo que, neste ano, a instituição cultural embarcou neste desafio de realizar a montagem de um espetáculo completamente local, com texto, artistas, direção, produção e apoio composto 100% de pessoas da cidade, algo realmente inédito em produções de espetáculos natalinos no Município, buscando fortalecer e valorizar a cultura local.
Certamente uma experiencia desafiadora, onde vai se colocar toda a bagagem de conhecimentos adquiridos nos últimos anos em várias áreas artísticas para que não seja só mais um espetáculo, mais uma experiencia que possa ser vivida tanto pela plateia como pelos artistas.
Um espetáculo de 40 minutos, isto mesmo, será apresentado numa linguagem de teatro de rua, de maneira musicalizada, que reúne o circo, a dell’ arte e a dança para uma contação da história do nascimento de Jesus Cristo de maneira alegre e envolvente. Com apenas oito atores em cena que cantam, dançam e interpretam acontece toda a história que segue como abertura de apresentação de um circo.
A apresentação será na quadra do Antigo Colégio das Freiras em Bananeiras, neste sábado 28/12, as 19h00, constando na Programação Municipal de Bananeiras, aproveitando e valorizando a arquitetura magnifica de estilo proto modernista deste prédio tombado pelo IPHAEP, que lembra um teatro Grego internamente, onde será apresentado diante de uma plateia que estará em semi circulo frente a frente com os artistas, havendo uma interação direta de cada vivencia das cenas, numa proposta de quebrar um pouco a ideia de que plateia é plateia e artista é artista, o que em várias cenas haverá interação para que o público sinta-se dentro do espetáculo.
Brincantes contarão, encenando, partindo de musicas e danças tal história proporcionando uma mudança no sentimento das pessoas que não devem sair do mesmo jeito que entraram, pois pretende-se um olhar sobre o natal mais humano ao amor, ao mesmo que mais divino quanto ao amor também, mantendo a alegria de se viver não somente o natal que nestes poucos retalhos (trechos da história) mostra que Deus compadecido dos homens enviou seu único filho pra salvar, como prova de seu grande amor.
Não será cobrado valor da entrada, mas logo após a apresentação será passado o chapéu para que as pessoas possam colaborar, lembrando que todas as despesas do espetáculo são custeadas pela própria instituição, que arrecadou dinheiro de suas apresentações comercializadas durante o ano para tal fim.
Espera-se que haja a presença tanto da comunidade como também de turistas do Estado da Paraíba que estejam circulando pela Região do Brejo.
FONTE
Joilson Custódio para o Bananeiras Online