quinta-feira, 11 de junho de 2015

CIRCO - UMA VIVENCIA NOS ESPAÇOS EM JOÃO PESSOA

Começou o projeto  CIRCO - UMA VIVENCIA NOS ESPAÇOS nas Praças de João Pessoa com a realização de oficinas de técnicas de circo durante três dias em cada Bairro a partir das 18h00 e um dia de apresentação de espetáculo circense, tudo a céu aberto, gratuitamente para as pessoas de cada localidade e visitantes.

Um projeto do artista Josembergue Santos Preira que desenvolve trabalhos artísticos na área de circo e teatro na Paraíba, pretende dar acessso a todas as pessoas da experiencia de aprender um pouco da pratica circense e vivencia das apresentações.

Iniciativa tem o apoio da OPS PRODUTOR, AJAC e ESCOLA PIOLLIM, E tem como patrocinadora o FMC - FUNDO MUNICIPAL DE CULTURAL DE JOÃO PESSOA - FUNJOPE.

Contamos com a presença de todos para participar desta vivencia inesquecível.

Apoio:

contatos:
(83)8634-0707
(83)9687-3677

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Paraíba vai sediar encontro da Rede de Gestores de Fomento e Financiamento à Cultura

A Paraíba foi escolhida como sede para a realização do 8º Encontro da Rede de Gestores de Fomento e Financiamento à Cultura. O evento acontece de 13 a 15 de agosto, em João Pessoa, reunindo gestores e dirigentes responsáveis pelos mecanismos de financiamento à cultura de 16 Estados brasileiros.
A opção pela Paraíba ocorreu durante o encerramento da sétima edição do encontro, realizada entre 28 e 30 de maio, na Biblioteca Nacional, em Brasília.
Para o secretário Executivo do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, Pedro Santos, a realização do encontro na capital paraibana sinaliza a intenção do governo do Estado em aprimorar o seu mecanismo de fomento e fortalecer a integração com os demais Estados e o Governo Federal.
“Será uma oportunidade para refletir de maneira crítica sobre a série de ajustes adotada pela gestão do FIC Augusto dos Anjos, entre 2014 e 2015, tanto em relação aos procedimentos internos, quanto na forma como se apresentou ao público através de editais, comunicação, atendimento e oficinas formativas”, justificou.
Ainda de acordo com o secretário Executivo, a 8ª edição do encontro será marcada pelo lançamento da publicação “FIC Séries Históricas”, apresentando os indicadores referentes aos editais lançados desde 2004, quando o FIC Augusto dos Anjos foi criado.
“Pela primeira vez, teremos a oportunidade de trazer à Paraíba a experiência dos Estados que integram a rede, na medida em que também poderemos apresentar os avanços que tivemos à frente da gestão do FIC, como a criação do nosso sistema de organização de dados e geração de indicadores”, explicou.
A Rede – A Rede Nacional de Gestores de Incentivo e Fomento à Cultura foi formada em novembro de 2013, na ocasião da 3ª Conferência Nacional de Cultura. Entre seus objetivos, destacam-se o estabelecimento de um ambiente permanente de diálogo, a sistematização de dados e geração de indicadores e a solidificação de uma agenda permanente no campo do fomento à cultura.
Entre 2013 e 2014, a Rede realizou sete encontros percorrendo o Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia e Goiás. Para 2015, estão programados encontros na Paraíba, em agosto, e Minas Gerais, em novembro.
- See more at: http://www.paraiba.pb.gov.br/paraiba-vai-sediar-encontro-da-rede-de-gestores-de-fomento-e-financiamento-a-cultura/#sthash.umUG3gFG.dpuf

Funesc faz cadastramento de atividades circenses da Paraíba

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio da Coordenadoria de Circo, realiza o cadastro online de todas as atividades circenses desenvolvidas no estado. O objetivo da ação é permitir o mapeamento do setor e traçar um diagnóstico global da produção paraibana para a área.
O cadastramento surge como instrumento capaz de facilitar o encaminhamento de políticas públicas para o circo, além de fortalecer o desenvolvimento da arte circense na Paraíba. O cadastro é permanente, podendo ser feito e atualizado a qualquer momento.
O formulário está disponível para preenchimento online no endereço https://docs.google.com/forms/d/1fM2iDYIyQ-2V8l4XT23qQDHVjztEI6Yo0P6g0DX0pog/viewform . As informações coletadas também servirão de base para curadoria de eventos realizados pela instituição.
Para identificar os profissionais que atuam na área, o cadastro foi dividido em seis segmentos – circos itinerantes, escolas, trupes, projetos sociais, artistas e pesquisadores. O público alvo é a classe circense.
A partir do cadastro de circo, será montado um banco de dados com informações sobre artistas, educadores, estabelecimentos e suas áreas de atuação dentro do universo circense. O material coletado servirá como subsídio para pesquisa, elaboração e divulgação de projetos.
Serviço: Cadastro permanente de atividades circenses na Paraíba
Público-alvo: circos itinerantes, escolas, trupes, projetos sociais, artistas e pesquisadores ligados à arte circense
Formulário:  https://docs.google.com/forms/d/1fM2iDYIyQ-2V8l4XT23qQDHVjztEI6Yo0P6g0DX0pog/viewform 
Dúvidas e Informações: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), do Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Contato: 3211-6225 / 8730-8183 / 9977-5838
E-mail: diocelio.circo.funesc@gmail.com