Notícias
2011-02-03 - 15:39:44
Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá, de 09 a 11 de fevereiro deste ano, o Colóquio Internacional: Arte, Psicanálise e Saúde Mental, com Richard Abibon. O psicanalista é doutor em Educação e autor de vários livros nas áreas da psicanálise, arte, mitologia, topologia e filosofia da matemática. O evento vai ser aberto às 19h, na sala 402, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, campus de João Pessoa. A entrada é franca.
O psicanalista Richard Abibon trabalha num hospital-dia, em Aubervillier (subúrbio de Paris). Ele tem reconhecimento internacional em seus estudos sobre o autismo e a psicose. De maneira especial, Abibon tem desenvolvido críticas às formulações canônicas da psicanálise, especialmente a respeito das estruturas clínicas (o diagnóstico). Seus artigos sobre cinema, fotografia e artes plásticas podem ser lidos no site http://perso.wanadoo.fr/topologie/.
Em João Pessoa, ele fará uma exposição sobre a “cena primitiva”, formulação teórica que segue no esteio da “fantasia fundamental” freudiana, articulando as representações do inconsciente à estrutura da linguagem. Essa palestra será ilustrada por imagens de Vermeer, artista famoso por sua habilidade em situar, na mesma tela, instigantes articulações de elementos cênicos e plásticos.
O colóquio internacional é uma promoção do Núcleo de Pesquisa em Arte e Psicanálise (NAPP) da UFPB e do Grupo de Arterapia e Educação em Artes Visuais (GPAEAV) com coordenação das professoras Ieda Franken e Eugenia Correa e da servidora Rosangela Xavier da Costa.
A palestra "Vermeer e a cena primitiva" está marcada para o dia 9, no mini-auditório do Departamento de Artes Visuais da UFPB, com organização do Grupo de Arterapia e Educação em Artes Visuais.
No segundo dia do evento, a palestra sobre "Sonhos: o que fazer com eles?" vai ser apresentada às 16h
Richard Abibon participará dos três dias do evento. O colóquio será encerrado no auditório do Hospital Juliano Moreira, localizado na avenida Pedro II, em João Pessoa. Às 16h vai ser realizada uma mesa-redonda com as presenças de Flávia Fernando (psiquiatra e diretora do hospital), Dênis Petucco, doutorando em Ciências da Saúde, e Eugênia Correia, professora do Departamento de Psicologia e coordenadora do NAPP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.