quinta-feira, 19 de maio de 2011

III CURSO DE REALIDADE BRASILEIRA

21 e 22 de maio de 20011.
João Pessoa, 17 de maio de 2011.
Circular Nº 02/2011 – CRB III
Companheiras, Companheiros, Lutadores e Lutadoras do povo!!!
Nós que fazemos os movimentos sociais e populares, militantes, educadores e formadores, somos constantemente desafiados a entender o que se esconde por de trás das notícias, a olhar mais além daquilo que nossa visão se ocupa, a sair das aparências e descobrir a essência das coisas e fenômenos. Temos feito isso através de nossa ação no mundo, principalmente através das lutas que vão deixando claro as posições que cada sujeito assume, expondo os vacilantes e ambíguos, mas sobretudo identificando os inimigos de classe.
Contudo, é necessário refletir, pensar , matutar e nos perguntar, como se fosse a primeira vez, desprovidos de qualquer certeza. O Che Guevara dizia que um verdadeiro revolucionário é aquele que todo dia aprende algo novo. É dessa pedagogia da pergunta que martela nossas cabeças, que vamos extraindo mais e mais questões. Como funciona a sociedade? Por que existem pobres e ricos?sempre foi assim? Como ficaram ricos? Como ficaram pobres? O que é exploração? É possível fazer diferente?
Esse exercício de se perguntar sobre a realidade, mesmo que num primeiro momento feito de forma superficial, é uma ferramenta extremamente necessária pra entender o mundo em nossa volta, não somente como expressão capacidade racional que inegavelmente temos, mas sobretudo pra transformar o estado de coisas, sermos construtores do nosso próprio caminho,tendo a coragem e ousadia pra fazer a história do nosso jeito.
Por isso, em nossa II etapa do CRB III, estamos recorrendo a essas ferramentas, como forma de dá suporte mínimo aos/as lutadores/as do povo em seus embates cotidianos.Assim, iremos nos debruçar sobre as categorias marxistas de maneira dinâmica, através do método conhecido como: Como Funciona a Sociedade I, tendo como leitura obrigatória o manifesto comunista de Marx e Engels.
Será nos dias 21 e 22 de maio, na capela da UFPB, ao lado da nova sede do DCE.

Na etapa firmamos alguns entendimentos que gostaríamos de reforçá-los:
1- Estaremos começando no sábado (21/05) pontualmente ás 09:00h;
2- A mística ficará sob a responsabilidade dos /das participantes do Alto do Mathues, lembramos que matérias de mística, animação e ornamentação serão indispensáveis pra que toda etapa seja mística;
3- A companheirada que irá dormir no local,Pedimos que tragam colchonete e roupa de cama, caso não disponha, nos avise;
4- Lembramos da contribuição de R$ 5,00 para custear as despesas. Caso tiver dificuldade em custear a passagem nos informe que veremos como resolver ;
5- Caso tenham criança, nos informar idade pra vermos a possibilidade de ciranda;
6- Já temos definidas as datas até o final do ano, vamos pegar nossas agendas:
II ETAPA: 21 e 22 de Maio de 2011
III ETAPA: 18 e 19 de Junho de 2011
IV ETAPA: 16 e 17 de Julho de 2011
V ETAPA: 20 e 21 de Agosto de 2011
VI ETAPA: 17 e 18 de Setembro de 2011
VII ETAPA: 15 e 16 de Outubro de 2011
VIII ETAPA: 19 e 20 de Novembro de 2011
IX ETAPA: 17 e 18 de Dezembro de 2011

No mais esperamos que tragam na bagagem muita disposição, animação e esperança, pois não precisamos de muita coisa a não ser uns dos outros.

 Coordenação Político Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.