quinta-feira, 21 de julho de 2011

Prêmio Literário Inscreve Autores Inéditos em Todo o País

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio SESC de Literatura, versão 2011, que podem ser realizadas nas unidades que o Serviço Social do Comércio mantém em diversas regiões da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa. As inscrições irão até 30 de Agosto.
Esse ano o concurso de nível nacional, que prioriza a editoração de contos e romances inéditos, inclui novidades como a entrega de fichas de inscrições feitos pelos escritores interessados, através do site: http://www.sesc.com.br/ , que serão validadas nas sedes dos regionais do Sesc, mediante a entrega dos 4 exemplares de cada trabalho literário inscrito.
As inscrições poderão ser realizadas também nas unidades da Instituição espalhadas estrategicamente pelo interior da Paraíba (ver endereços abaixo). A Paraíba já sediou em duas ocasiões uma das sub – comissão do Nordeste que anualmente faz avaliação das obras inscritas. Escritores e críticos paraibanos já atuaram nessas comissões, a exemplo de Hidelberto Barbosa Filho, Amador Ribeiro, Políbio Alves e Rinaldo Fernandes.

OS PREMIADOS DO ANO PASSADO:

O romance Habeas Asas, sertão do céu!, de Arthur Martins Cecim.
Coletânea Contos de Mentira, de Luísa Geisler.

Os jurados também indicaram como menções honrosas os romances:
A memória da pedra, de Maurício Carvalho Lyrio, do Distrito Federal.
Um vilarejo paralítico, de Wagner Alves Senario, de São Paulo.
As costelas de Eva, de Marcelo de Grazia, do Rio Grande do Sul.

REGULAMENTO DO PRÊMIO LITERÁRIO

INSCRIÇÕES

1 - Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas as categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos distintos.
2 - Os textos inscritos deverão ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que não possuam número de registro no ISBN.
3 - O autor não poderá ter nenhum livro publicado nas categorias em que se inscrever.
4 - Os originais deverão ser enviados em quatro vias encadernadas, com folha de rosto, na qual deverão constar apenas o TÍTULO da obra e o PSEUDÔNIMO (obrigatório) do autor, acompanhados de envelope lacrado contendo versão impressa da ficha de inscrição online, comprovante de residência e certificado de autoria.
5 - O texto deverá ser digitado em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. No livro de contos, cada CONTO deverá ser iniciado em uma nova página, bem como cada capítulo do ROMANCE deverá ser iniciado em uma nova página. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.
6 - Para efetuar sua pré-inscrição online, o participante deverá acessar o site do Prêmio SESC http://www.sesc.com.br/premiosesc e preencher o formulário com as informações pedidas. Será gerado um código verificador, por meio do qual o candidato poderá acessar sua pré-inscrição. Após a validação da pré-inscrição será emitido um e-mail de confirmação contendo os dados cadastrais do inscrito.
7 - O candidato deverá imprimir a ficha de inscrição por meio de consulta ao site, que deverá conter o código verificador, e remetê-la anexada à obra em um envelope lacrado, juntamente com a cópia de um comprovante de residência e a declaração de autenticidade e responsabilidade pelos direitos da obra (conforme modelo presente no site). O envelope deverá ser identificado externamente com PSEUDÔNIMO do autor e TÍTULO da obra.
8 - Durante o processo de inscrição, o candidato deverá utilizar o CPF como forma de identificação. A confidencialidade do número de CPF é de responsabilidade do participante. O SESC não se responsabiliza pelo uso indevido do documento por terceiros.
9 - Ao se inscrever nas duas categorias, o candidato deverá atentar para o fato de que o preenchimento dos dados de cada obra será feito na mesma ficha online. No entanto, as obras de cada categoria deverão ser entregues separadamente, necessitando da impressão da ficha duas vezes.
10 - No caso de inscrição do autor nas duas categorias, para cada uma delas será gerado um código verificador.
11 - Após preenchimento da ficha de inscrição online, o candidato deverá validar os dados informados, a fim de que a pré-inscrição seja efetivada. Caso seja detectada alguma pendência e/ou irregularidade, o participante será comunicado por telefone ou e-mail.
12 - Para verificação dos dados inscritos, o candidato poderá, a qualquer momento do período de inscrições, consultar seu cadastro, utilizando o CPF para o acesso.
13 - A efetivação da inscrição só é realizada com o recebimento da obra pela unidade do SESC. Caso o candidato deseje se inscrever em ambas as categorias, o envio do material deverá ser feito simultaneamente, após a pré-inscrição das duas obras, seguindo as solicitações contidas no item 9 deste dispositivo.
14 - A obra enviada deverá ter entre 130 e 400 páginas, caso seja ROMANCE; e 70 e 200 páginas, caso seja LIVRO DE CONTOS. Para tanto, será rigorosamente observada a formatação determinada no item 5.
15 - As inscrições deverão ser feitas entre 1º de julho e 31 de agosto de 2011. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.
16 - As obras somente poderão ser enviadas aos Departamentos Regionais do SESC do Estado de residência do candidato. As obras enviadas a unidades de outro Estado serão automaticamente desclassificadas.

JULGAMENTO

1 - As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, indicados pelo SESC.
2 - A comissão julgadora final atribuirá o Prêmio SESC a uma única obra em cada categoria e poderá indicar até 3 (três) menções honrosas por categoria.
3 - O único critério para seleção das obras vencedoras é o mérito literário, cabendo ao júri final a decisão, que será soberana e não suscetível de apelo.

PREMIAÇÃO

1 - O resultado do PRÊMIO SESC DE LITERATURA 2011 será divulgado em março de 2012.
2 - O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares.
3 - O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte da primeira edição será adquirida pelo SESC para inserção no acervo de bibliotecas da instituição.
4 - A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, com data prevista para julho de 2012.
5 - O autor vencedor de cada categoria poderá participar de lançamentos da obra em eventos literários promovidos pelo SESC, que assumirá os custos de locomoção e estada do escritor.
6 - Os autores indicados para menção honrosa receberão um certificado emitido pelo SESC, atestando a qualidade da obra para possível análise e publicação no mercado editorial, além de kits com livros publicados pela editora Record.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1 - As inscrições para o PRÊMIO SESC DE LITERATURA são gratuitas.
2 - Entende-se por romance uma narrativa ficcional longa. E por livro de contos um conjunto de narrativas ficcionais curtas. Não serão aceitas inscrições com apenas um conto.
3 - É vetada a participação de funcionários, estagiários e parentes em até segundo grau de funcionários da Record, do SESC, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Federações do Comércio, SENAC, bem como de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso.
4 - Será de responsabilidade do autor o compromisso de que o texto é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.
5 - Não serão aceitas inscrições de obras póstumas. A coautoria será aceita apenas para ROMANCE.
6 - Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.
7 - Nenhuma obra enviada será devolvida.
8 - O autor vencedor de cada categoria terá direito a passagem aérea – exceto se for oriundo do estado do Rio de Janeiro – e estada pagas pelo SESC para comparecer à premiação, sem direito a acompanhante.
9 - A companhia aérea e o horário do voo para o Rio de Janeiro serão definidos pelo SESC, que também irá definir o hotel e o número de pernoites a que os dois vencedores terão direito.
10 - Ao se inscrever no PRÊMIO SESC DE LITERATURA, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital.
11 - As obras pré-inscritas poderão ser enviadas por correio ou entregues presencialmente nas unidades do SESC em cada Estado, conforme lista divulgada no site do PRÊMIO SESC DE LITERATURA www.premiosesc.com.br/premiosesc .
12 - As pré-inscrições realizadas pelo site só serão efetivadas a partir do recebimento das obras pelas unidades do SESC.
13 - O e-mail de confirmação citado no item 6 das inscrições não será enviado nas seguintes situações: 1) Caso o participante não tenha informado e-mail, 2) Caso o participante tenha informado um e-mail inválido e 3) Caso o e-mail do usuário possua filtro anti-spam. Mesmo não recebendo e-mail de confirmação, o candidato poderá acompanhar o status de sua inscrição pelo site e imprimir o formulário de inscrição normalmente.

Locais para inscrições:

João Pessoa – Rua Desembargador Souto Maior 291/Centro, fone: (083)3208-3158;
Campina Grande – Rua Giló Guedes 650/Santo Antônio, fone: (083)3341-5800;
Souza - Rua João Vieira da Silva, s/n, conjunto Raquel Gadelha, fone: (083) 3521-1446;
Patos - Rua Natália de Figueiredo, s/n, Bairro Morro Alto, fone: (083) 3241-3514;
Guarabira - Rua Coronel José Maurício da Costa, 290, Bairro São José, fone: (083) 3271-1601.

Maysa Romão
Assessoria de Comunicação
(83) 88217124/ (83) 32083158

Bananeiras Abre o Caminhos do Frio 2011

Aventura e Arte na Serra



“O Caminhos do Frio é um momento de celebração à paraibanidade” (Chico César)

A 6ª edição do ‘Caminhos do Frio – Rota Cultural’ começa oficialmente segunda-feira (25), com espetáculos para todos os gostos na charmosa e pacata Bananeiras. A programação oferece shows que prometem esquentar o clima da cidade com Orquestra Sinfônica da Paraíba, Camerata Arte Mulher, Diana Miranda, Paraíba Dixieland, Orquestra Paraíba Pop Jazz, Paraíba Jazz, Erick Von Shosten, Cida Lobo, entre outros.
A idealizadora do projeto e Secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim, defende que a programação consolide cada vez mais a idéia inicial do ‘Caminhos do Frio’, nos moldes de um festival de artes integradas, resgatando a cultura local e valorizando a cultura paraibana.

“Dentro da programação do ‘Aventura e Arte na Serra’ de Bananeiras, a música tem se destacado pelo alto nível dos grupos que aqui se apresentam, também oferecemos excelentes espetáculos de teatro, de dança e cultura popular, festival gastronômico, exposição fotográfica, mostra de cinema, várias oficinas culturais, lançamento de livros, cavalgada e trilhas ecológicas, todo isso, levando em conta que o frio e o patrimônio histórico e ambiental têm feito a diferença no desenvolvimento do turismo em nossa linda região serrana”, disse Gondim.

Paraibanidade - O Secretário de Estado da Cultura, o cantor e compositor Chico César, declara que o Governo do Estado reconhece e apóia o Caminhos do Frio enquanto um importante espaço de visibilidade e reconhecimento da produção cultural paraibana.

“É um momento de celebração da cultura em seu conceito amplo, onde os paraibanos se reconhecem em suas artes e nos costumes típicos do brejo, reafirmando o espírito de paraibanidade. É também uma oportunidade dos visitantes celebrarem nossa cultura saboreando a gastronomia brejeira, as belezas naturais da região e os costumes do seu povo. Serestas, palestras e hiphop. Capoeira, gastronomia e cinema. Tudo é cultura. Tudo é Paraíba", defende Chico César.

Como chegar - O melhor caminho para se chegar a Bananeiras é ir por Mamanguape, que tem boas estradas e sinalização indicando todo o percurso que passa por Guarabira/Araçagi/Bananeiras.
O segundo município que receberá a rota 2011 é Serraria, de 01 a 07 de agosto; o terceiro Pilões, de 08 a 14 de agosto, seguido por Alagoa Nova, 15 a 21 de agosto. Depois é a vez Alagoa Grande, de 22 a 28 de agosto. Este ano o Caminhos do Frio encerra a grade de atrações em Areia, de 29 de agosto a 04 de setembro.
Para consultar a programação completa do ‘Caminhos do Frio 2011’ na web e acompanhar as últimas notícias do evento basta o endereço http://www.caminhosdofrio.com/ . No espaço o visitante pode consultar, além da programação, informações úteis sobre distâncias da capital até as cidades, hospedagem e história dos municípios.
O roteiro ‘Caminhos do Frio - rota cultural’ é uma realização do Fórum de Desenvolvimento turístico Sustentável do Brejo paraibano e prefeituras municipais, tendo como parceiros o Sebrae, Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, UFPB, UEPB, sociedade civil organizada e empresários locais.

PROGRAMAÇÃO
CAMINHOS DO FRIO – ROTA CULTURAL
APRESENTA: “AVENTURA E ARTE NA SERRA” 2011
BANANEIRAS – PB – 25 A 31/07
ATIVIDADES CULTURAIS

SEGUNDA (25/07)
Tarde: Cinema com pipoca
Local: Centro do Idoso

TERÇA (26/07)
Cinema na Escola
Manhã e tarde
Local: Escolas Púb. Municipais (distritos)
20h - Mostra de curtas (cinema) - Fest. Aruanda
Local: Teatro Ivaldo Lucena

QUARTA (27/07)
Manhã e tarde
Local: Escolas Públicas Municipais (distritos)
18h - Apresentação do Lesô e lapinha
Local: Gruta de Antonia Luzia – Zona Rural
20h30 - Espetáculo Encantados – Ballet Popular da UFPB
Local: Teatro Ivaldo Lucena
22h - Serenata Ao Luar da Serra
Local: Ladeiras da cidade

QUINTA (28/07)
19h30 - ABERTURA OFICIAL
ENTREGA DA MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL DE BANANEIRAS Local: Espaço Cultural Oscar de Castro / Teatro Ivaldo Lucena
21h00 - Abertura de Exposição de Fotografias MEL DO SAL (Gustavo Moura)
Local: Galeria de Arte Pintor Alexandre Filho
21h30 - Abertura do Festival Gastronômico, BANANA,TILÁPIA E CACHAÇA
Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
22h30 - Duduta e seu Regional
Local: Praça Epitácio Pessoa
23h30 - Quarteto Antares
Local: Praça Epitácio Pessoa

SEXTA(29)
10h - Teatro “O casamento de Branco”
Grupo AJAC/BN
Local: Feira Livre
17h - Espetáculo de circo (Trupe Arlequin)
Praça Epitácio Pessoa
20h - Teatro - Espetáculo ‘A várzea da mula manca’
Cia Alegria de Espetáculo
Local: Teatro Ivaldo Lucena
21h30 - Camerata Arte Mulher
Local: Espaço Cultural Oscar de Castro
23h - Paraíba Dixieland Jazz
Local: Praça Epitácio Pessoa
00h30 - Orquestra Paraíba Pop
Local: Praça Epitácio Pessoa

SÁBADO(30)
08h - Cavalgada de Sant’ana
Local: Zona Rural e ruas da cidade
08h - Trilha ecológica da Cachoeira do Roncador
Saída do adro da Igreja Matriz
17h - Conversa Literária com o escritor, dramaturgo e diretor de teatro, Tarcisio Pereira e lançamento de livros de sua autoria - Local: Museu Municipal
20h - Orquestra Sinfônica da PB
Local: Matriz de N. S. do Livramento
21h30 - Tambores de Bananeiras
Local: Praça Epitácio Pessoa
22h30 - Paraíba Jazz com Erick Von Shosten
Participação especial: CIDA LOBO
Local: Praça Epitácio Pessoa
00h30: Diana Miranda e banda
Local: Praça Epitácio Pessoa

DOMINGO (31)
08h - Trilha e Visita a área de GOIAMUNDUBA – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – com D. TEREZINHA e ao engenho Goiamunduba (Cachaça Rainha)
Saída do adro da Igreja Matriz

Pedro Santos
Assessor de Imprensa
Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba
(83) 8857-2458
(83) 3218-4167

FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL PROMOVE NESTE FIM-DE-SEMANA O ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE GRUPOS DE TEATRO E DANÇA DO INTERIOR DA PARAÍBA


O evento é parte do projeto da XVII Mostra Estadual de Teatro e Dança que será realizada em novembro deste ano com o patrocínio dos Correios.
O Encontro acontece nesta sexta, sábado e domingo (22, 23 e 24 de julho) no Núcleo de Teatro Universitário (Teatro Lima Penante) na capital e conta com a participação de representantes de grupos de teatro e dança de cidades paraibanas da Zona-da-Mata ao Sertão.
Representantes de grupos de João Pessoa interessados podem participar do encontro em toda sua programação, que abrange mesas-redondas, seminários e vivências com grupos de teatro e dança da capital. Confira a programação completa em anexo.
O Encontro de Representantes de Grupos de Teatro e Dança do Interior da Paraíba é uma realização da Funesc patrocinada pelos Correios e conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba e do Núcleo de Teatro Universitário.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Fundação Grupo Boticário Financiará 20 Novos Projetos

Além do Edital de Apoio a Projetos, a partir deste ano, Edital Bio&Clima – Lagamar também vai apoiar iniciativas conservacionistas.

Fundação está no Greenpedia
Enciclopédia colaborativa on-line sobre sustentabilidade inclui ações de conservação da Fundação Grupo Boticário.

Reservas da Fundação no TrackSource
Projeto gratuito e colaborativo que reúne e distribui mapas brasileiros para GPS inclui reservas da Fundação.

Conheça uma das 329 espécies de aves que vivem em Salto Morato

A Conopophaga melanops tem características que diferenciam machos e fêmeas por meio da plumagem, o chamado dimorfismo sexual.
INFORMAÇÕES:
Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI Nº 12.449, DE 15 DE JULHO DE 2011.
Declara o ator Paulo Autran Patrono do Teatro Brasileiro.

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O ator Paulo Autran é declarado Patrono do Teatro Brasileiro.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 15 de julho de 2011; 190o da Independência e 123o da República.

DILMA ROUSSEFF
Anna Maria Buarque de Hollanda

Governo Realizará 12ª Edição do Festival de Artes de Areia

Conhecida pelo clima frio e riqueza arquitetônica, a cidade de Areia recebe de 14 a 18 de setembro o 12º Festival de Artes. Realizado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o festival retorna ao calendário cultural do Nordeste com uma programação multicultural e debates sobre memória e identidade.
Durante cinco dias Areia vai receber apresentações de música, cinema, teatro, circo e dança, além de exposições, oficinas e lançamentos literários. Os cortejos e apresentações da cultura popular também poderão ser apreciados nas ruas e praças da cidade.
De acordo com o secretário da Cultura Chico César, o Governo definiu diretrizes para fundamentar o conceito e a programação do evento. “Nessa edição buscamos valorizar o sentimento de paraibanidade e promover discussões sobre valores, símbolos e identidade paraibana. Esses são os elementos que estão norteando o processo de formulação da programação”, afirmou.
Além da programação artística, o festival será palco de debates sobre memória, identidade, produção cultural e formação artística. Os espaços de discussão reforçam o propósito do Governo de agregar ao evento o caráter reflexivo. Com a ação de revitalização do festival o Governo reforça o sentimento de ‘paraibanidade’ ao lançar um olhar especial à produção artístico-cultural do estado e propor a discussão sobre temas relativos à memória paraibana.
A retomada do Festival de Artes de Areia integra a política de descentralização das ações, adotada pelo Governo do Estado como forma de interiorizar a gestão cultural, investindo na democratização do acesso à cultura e reativando os espaços de reflexão e promoção das artes.

Pedro Santos
Assessor de Imprensa
Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba
(83) 8857-2458
(83) 3218-4167

terça-feira, 19 de julho de 2011

Exposição e Lançamento do Catálogo "O Mar em Pessoa",

Festa das Neves 2011

PROGRAMAÇÃO:

30/07 (sábado)
Babau Joaquim Guedes (Bairro dos Novais)
Grupo de Maceió (AL)
Cavalo Marinho de Bayeux (Bayeux)
Coco e Ciranda de Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande-PB)

31/07 (domingo)
Grupo de Natal (RN)
Congos de Pombal (Pombal-PB)
Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos (Rangel/ João Pessoa-PB)
Coco do Mestre Zé Zuca (Queimadas-PB)
Grupo de São Luiz (MA)

01/08 (segunda-feira)
Babau de Nestre Clébio (Guarabira-PB)
Lapinha de São Sebastião (Bairro dos Novais/ João Pessoa-PB)
Coco do Mestre Benedito (Cabedelo-PB)
Coco do Galo Preto (Recife-PE)

02/08 (terça-feira)
Babau do Mestre Clóvis (Guarabira-PB)
Jongo do Pinheiral (RJ)
Nau Catarineta (Cabedelo-PB)
Lindalva e Lavadeira (Várzea Nova/ Santa Rita-PB)
Coco Novo de Quilombo de Gurugi (Natuba/ Conde-PB)

03/08 (quarta-feira)
Cavalo Marinho Infantil do Mestre João do Boi (Bairro dos Novais/ João Pessoa-PB)
Ciranda Nova Odete de Pitar (Pilar-PB)
Grupo de Lagoa Santa (MG)
Grupo de Belo Horizonte (MG)

04/08 (quinta-feira)
Franklin Cascaes (Florianópolis-SC)
Zezinho da Borborema e Curió de Bela Rosa (Guarabira-PB e Pedras de Fogo-PB)
Coco da Baía da Traição (Aldeia Cumaru/ Baía da Traição-PB)

05/08 (sexta-feira)
Boi de Reis Estrela do Norte (Bairro dos Novais/ João Pessoa-PB)
Maracatu do Camaleão (Olinda-PB)
Grupo de Manaus (AM)
Reisado de Zabelê (Zabelê-PB)
Ciranda dos Tupinambás (Mandacaru/ João Pessoa-PB)
Grupo de São Paulo (SP)

06/08 (sábado)
Grupo de Laranjeiras (PB)
Penha Cirandeira (Várzea Nova/ Santa Rita-PB)
Banda Cabaçal do Mestre Zé Pretinho (Tavares-PB)
Grupo do Estado do Espírito Santo

-Shows
Local: Ponto de Cem Réis
Horário: a partir das 21h

30/07 (sábado)
Mira Maia
Vander Lee

31/07 (domingo)
Polyana Resende
Quarteto em Cy

01/08 (segunda-feira)
Cabruera e Burro Morto
Banda Eddie

02/08 (terça-feira)
Banda Tuaregs
Marcio Greyck

03/08 (quarta-feira)
Banda Auto Pista
Bartô Galeno
Show de Zé Lezin (homenagem a Shaolin)

04/08 (quinta-feira)
Banda Sonora Samba Groove
Banda Black Rio

05/08 (sexta-feira)
Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa
Zélia Duncan

06/08 (sábado)
Paulo e Babi
14 Bis

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CAMINHOS DO FRIO 2011: O TEATRO DE BANANEIRAS EM 03 CIDADES DA REGIÃO DO BREJO PARAIBANO

Sob a coordenação da AJAC - ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DA ARTE E CULTURA, espetaculos de teatro do Municipio de Bananeiras vão realizar 03 apresentações agora no CAMINHOS DO FRIO ROTA CULTURAL 2011, advindo de um trabalho que a mais de 03 anos vem sendo desenvolvido e que frutos vão surgindo. Pela primeira vez Bananeiras vem conquistando um destaque nas artes cenicas na região do Brejo, e logo num dos Roteiros de maior destaque no nordeste Brasileiro.
Fazendo parte do Forum de Desenvolvimento de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano assiduamente, vem numa busca insenssante por integração e fortalecimento da cultura regional que envolve varios equipamentos de turismo, e a AJAC não poderia ficar de fora, sendo atualmente a entidade da Região mais participativa em assuntos afins, e nisto mergulhando fundo tem agora sua participação, contribuição e trabalho transparecendo nas 03 apresentações neste grande Roteiro.
As apresentações estão agendadas para o Municipio de Bananeiras que este ano realiza abertura do Roteiro do dia 25 a 31/07, onde Grupo de Teatro AJAC se apresenta com o espetaculo de teatro de rua CASAMENTO DE BRANCO no dia 29 na feira livre da cidade as 10h00; Segunda apresentação no Municipio de Alagoa Grande de 22 a 28/08, onde o Grupo Teatro Laboraório apresenta o espetaculo A FEIRA no dia 24/08 as 21h00 no Teatro Santa Inez; e a terceira apresentação no encerramento do Roteiro no Municipio de Areia 29/08 a 04/09, onde o Grupo Teatro Laboratório apresenta A FEIRA no dia 31/08 as 20h00 no Teatro Minerva.
A imensa satisfação da COORDENAÇÃO DE ARTES CENICAS DA AJAC, é saber que os grupos formados, teem definidos em mente a importancia desta parceria e o quanto devem cada vez mais investir neste projeto iniciado pela entidade para consolidação dos mesmos, inicialmente na Região do Brejo, numa unica ideologia: INVESTIMENTO COLETIVO PARA COLHER FRUTOS FUTUROS, onde concerteza logo possam expandir as apresentações fortalecendo cada vez mais os mesmos para conquistar experiencia e atingir a tão sonhada sustentabilidade.
 "Ficamos muito felizes em estarmos com estas apresentações no Roteiro Caminhos do Frio 2011, vamos aproveitar esta grande oportunidade e investir o maximo possivel nos grupos, tendo em vista realmente ser uma necessidade para o crescimento multuo e a subsistencia dos mesmos, onde possamos alcançar nossas metas que estabelecemos para curto, medio e lomgo prazo, pois tudo que fazemos segue abençoadamente um plano de ação, com metas definidas coletivamente para que haja o desenvolvimento deste segmento artistico. Claro que a AJAC, não é somente teatro, mas o fato é que realmente o teatro é o nosso forte e temos de aproveitar este potencial da melhor maneira possivel, não deixando de investir noutros segmentos artistico-culturais, mas tudo com pé no chão, muita sinceridade, cautela e compromisso, tendo tudo isto associado a fé, tudo se é possivel... " (JOILSON - COORDENADOR DE ARTES CENICAS DA AJAC).
Quanto a outras apresentações ainda este ano, não tem nenhuma agendada pós Caminhos do Frio, mas que estão abertos para convites de outros Municipios, empresas, instituições filantrópicas, dentre outras.
Provavelmente estarão no AUTO DE NATAL DE BANANEIRAS pela terceira vez consecutiva, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bananeiras, e com uma possivel apresentação extra da Cia de Teatro Flor do Cedro com o espetaculo A COMPADECIDA em Bananeira entre o mes de outubro/novembro.    
Ainda neste ano estarão sendo disponibilizados novos cursos de formação de teatro promovidos pela Coordenação de Artes Cenicas no Municipio de Bananeiras a partir de Setembro para formação de outro Grupo na cidade, numa proposta de montagem de espetaculo pra estreia em março de 2012 e outra praser realizada no Municipio de Solanea atraves do Nucleo AJAC que esta pra ser inserido na cidade em parceria com o CORDEL VIDA, GRUPO DE CAPOEIRA, PJMP, GRUPO DE TEATRO FACE OCULTA E OUTROS, cuja proposta é a montagem de espetaculo tambem para 2012.

DIRETORIA DA AJAC

Fortes Chuvas Danificaram Diversos Acessos à Região do Brejo e Evento Terá Abertura Oficial Dia 25, em Bananeiras e Areia Vai Encerrar o Roteiro

A Rota Cultural Caminhos do Frio 2011, que começaria hoje, dia 18, em Areia, foi adiada devido as fortes chuvas que deixaram em situação de Estado de Emergência algumas cidades do roteiro, principalmente Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova. Desta forma, ao invés da Roteiro começar por Areia, iniciará por Bananeiras. A data inicial, que seria hoje, agora será dia 25, próxima segunda-feira. O Caminhos do Frio, segue a programação normal tendo agora Areia no seu fechamento.
Segundo a gestora do projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, devido as fortes chuvas alguns acessos foram prejudicados, no entanto a comunidade do município receberá a programação de oficinas que já estavam agendadas. "Nós vamos fazer chegar até lá essas oficinas de música, de dança, capoeira, do que foi de desejo da comunidade, e esperamos no final de semana os turistas que já agendaram suas estadias. Mesmo com esse imprevisto considero a melhor programação que o Caminhos já teve ao longo dos seis anos", reforçou Regina.
A Rota Cultural Caminhos do Frio 2011’ é uma realização do Fórum de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Brejo paraibano em parceria com o Sebrae Paraíba, Governo do Estado, prefeituras municipais e parceria com ONGs e instituições públicas e privadas dos seis municípios que integram o circuito.

Pontes e barreiras caídas: Caminhos do Frio tem data e roteiro alterados; Areia que iria abrir vai encerrar o roteiro:
A coordenação do Fórum do Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Brejo paraibano informou ainda na noite de domingo (17) que o evento Caminhos do Frio, que começaria nesta segunda-feira (18), em Areia, foi adiado devido as fortes chuvas que deixaram em situação de Estado de Emergência algumas cidades do roteiro, principalmente, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova.
Desta forma, ao invés da Roteiro começar por Areia, iniciará por Bananeiras. A data inicial, que seria de 18 agora será dia 25, próxima segunda-feira, oficialmente por Bananeiras. O Caminhos do Frio, segue a programação normal tendo Areia no fechamento.
Segundo a secretária de Cultura de Areia, Janaina Azevedo, a alteração no roteiro foi decidida às 21h de ontem em reunião com o prefeito de Areia, Elson Cunha Lima, e a a coordenadora do Fórum de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Brejo Paribano, Vânia Galdino.
“Os acessos à Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova, estão comprometidos. Não teria como alguém vir, nem como chamarmos os artistas”, lamenta Azevedo.
Ainda segundo a secretária, as chuvas derrubaram uma ponte em Campina Grande, dificultando o acesso de quem vem do Sertão. Outra ponte depois de Esperança que liga Lagoa de Roça a Campina, também acabou caindo. Além disso, o acesso via a serra de Alagoa Grande tem um imenso buraco na estrada, caíram árvores e barreiras. Outro acesso via a Serra do Espinho, por Pilões, Guarabira e João Pessoa, também foi interditado, provavelmente por uma queda de barreira.
“Ainda tem o açude de Bodocongó, em Campina que transbordou dificultando o acesso”, lembra a secretária. Em relação a mudança no roteiro e na data colocando Areia como a última cidade do circuito, Azevedo teme a diminuição do fluxo de turistas. “Nós vamos para setembro, é frio mais não tem tanta neblina. O encanto da nevoa densa, da neblina e os 16 graus de Areia, podem já ter passado. Em setembro ainda tem frio, mas o sol já começa a aparecer e isso pode atrair menos turistas”, diz.

Com informações da Assessoria

(FONTE: BLOG DO CAMINHOS DO FRIO)

AVISO URGENTE: ADIAMENTO DO CAMINHOS DO FRIO NO MUNICIPIO DE AREIA

ATENÇÃO:


NOTA OFICIAL: ADIAMENTO DO CAMINHOS DO FRIO


A coordenação do Fórum do Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Brejo paraibano lamenta informar que o evento Caminhos do Frio, que começaria nesta segunda-feira (18), em Areia, foi adiado devido as fortes chuvas que deixaram em situação de Estado de Emergência algumas cidades do roteiro, principalmente, Areia, Alagoa Grande e Alagoa Nova. Assim que a situação for totalmente contornada estaremos divulgando o no período de realização do Caminhos do Frio.

Atenciosamente,

A Coordenação do Caminhos do Frio
(FONTE: BLOG DO CAMINHOS DO FRIO)

CARTA PROPOSTA DE JOELMA PRISCILA PARA O CONSELHO TUTELAR DE BANANEIRAS

“POR UM CONSELHO DESCENTE E FUNCIONAL!”

1. Conselho Tutelar em plena circulação na cidade de Bananeiras – Prestando o serviço confiado e de responsabilidade do conselheiro que deve esta nas ruas integralmente, seja dia ou noite e deve esta nas festas também, justamente executando sua função, e não somente dá uma passadinha e ir dormir na sua confortável cama, enquanto crianças e adolescentes estão sendo aliciadas, se drogando, perambulando altas horas pelas ruas sem acompanhamento algum de pais ou responsáveis. Nisto como conselheira pretendo está presente em todos os momentos, buscando que o conselho funcione em horário integral (manhã, tarde e noite) de domingo a domingo, garantindo a segurança e demais direitos da criança e do adolescente como deve ser o funcionamento de um conselho Tutelar ético que cuida das crianças e adolescentes verdadeiramente;

2. Promover palestras sócio - educativas nas escolas públicas e privadas contemplando estudantes, pais, professores e funcionários, para que de maneira expositivo-participativa possa se promover um trabalho de conscientização cidadã, acompanhamento da vivência escolar e compreensão da realidade de cada criança e adolescente de maneira individual e coletiva na escola e em casa;

3. Confecção e Distribuição de folders e cartazes, que trabalhem a conscientização dos direitos da criança e do adolescente para que a comunidade de forma geral compreenda e respeite tais diretrizes por uma cidadania mais justa e digna para todos;

4. Conselho nas comunidades – com visitas pré-estabelecidas num calendário anual de assistência e acompanhamento, o projeto pretende em parceria com ONGS, ASSOCIAÇÕES SOCIOCULTURAIS, CREAS, CRAS, SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL E OUTROS PARCEIROS, está presente nas comunidades tanto da zona urbana como rural mensalmente, com a CARAVANA ARUPEMBA CIDADÃ trabalhando a prevenção dos problemas e conflitos através do dialogo preventivo que conscientiza e orienta a relação das pessoas para melhorar o convívio e redução dos casos de infração. O projeto é composto de palestras socioeducativas tais como: estatuto da criança e do adolescente, segurança, sexualidade, drogas, cidadania (direitos e deveres), meio ambiente, saúde, turismo e cultura, dentre outros assuntos de importância; oficinas de artes, apresentações artísticas da música, teatro, dança e outros; atividades esportivas e assistência social. Tudo isto, acompanhado com psicólogos, pedagogos, médicos/enfermeiros, policiamento e o conselho tutelar;

5. Visitar as famílias que apresentam algum conflito já constatado para que se possa orientar e acompanha- las para soluções saudáveis que evitam conflito direto na justiça, ou seja, os casos mais brandos; bem como os casos de gravidade maior, serão encaminhadas imediatamente as providências necessárias de cada situação;

6. As crianças e adolescentes que tenham alguma desvio de comportamento de agressividade e insociabilidade, em acordo com a justiça serão engajados em programas sociais com atenção especifica em parceria com ONGS, ASSOCIAÇÕES SOCIOCULTURAIS, CRAS, CREAS E OUTROS PARCEIROS, para que possam esta tendo uma vivencia de recuperação e inclusão social;

7. Utilizar a internet a favor do Conselho: com blog, Orkut, e e-mail para que se possa facilitar a aproximação do conselho com a comunidade, recebendo informações e trabalhando a orientação; nisto permanecer numa relação mais participativa.

8. Aplicar questionário de avaliação para a comunidade para que se possa ter acompanhamento do trabalho desenvolvido, recebendo criticas e sugestões que vai nortear as ações do conselho no decorrer do meu mandato;

9. Convocar anualmente a AUDIÊNCIA PÚBLICA convidando toda a comunidade de Bananeiras para que num dialogo aberto, possa identificar os problemas existentes na realidade da cidade e do campo e definir as ações práticas e de eficácia que atendam tais necessidades, pois o Conselho deve estar em parceria com a comunidade diretamente para promover ações de políticas públicas de participação popular buscando parceiros nesta luta por uma sociedade mais digna que incluía e valorize a criança e o adolescente, assim como de forma geral a cidadania, onde os mesmos desenvolvam o sentimento de pertencimento e estejam inseridos como é de direito dos mesmos;

10. Acompanhar e orientar o comércio da cidade para que realmente adolescentes e crianças não estejam comprando bebidas alcoólicas como determina a lei, punindo realmente com severidade os que praticarem tal infração;

11. Conversar com pais e responsáveis a importância de incluir as crianças e adolescentes nas escolas, em praticas esportivas, artes, e filantropia que promovam o desenvolvimento do mesmo em suas potencialidades, socialização, formação cidadã participativa, fortalecimento da sociedade no espírito de cidadania de construção popular onde tenham oportunidade de expressar seus anseios e de transformar a realidade como todo cidadão;

12. Manter o celular 24h na ativa a disposição para atender as exigências de exclusividade do conselho, até por que o conselheiro tem que esta em plena consonância com as responsabilidades que o cargo exige.

13. Elaboração de projetos socioculturais direcionados pra criança e adolescente em parceria com OGNS, ASSOCIAÇÕES E OUTROS PARCEIROS trabalhando, arte, cultural, meio ambiente, turismo; esporte; inclusão social; oportunidades e outros, pra que os mesmos estejam pleno desenvolvimento com acesso as varias oportunidades de sucesso na vida.

14. Participar das conferências, seminários, fóruns, palestras e outros espaços de discussão que envolva a criança e o adolescente para que os mesmos sejam representados e cujos direitos sejam defendidos;

15. Como Conselho Solicitar a implantação junto ao Poder Executivo Municipal, de uma equipe de assessoria composta por técnicos nas áreas de Direito, Serviço Social e Psicologia para trabalhar com o Conselho Tutelar em suas atribuições para melhor eficiência na execução das atividades para obtenção de melhores resultados. Nisto realizar a elaboração de material teórico sobre categorias de violação de direitos e metodologias em entrevista e visita domiciliar, assim como, realização de capacitação e elaboração de projeto para informatização dos dados do atendimento. A proposta da assessoria técnica tem como base o fortalecimento do órgão a exemplo de Porto Alegre, onde o foco na qualificação da área administrativa e da Coordenação Geral dos Conselhos Tutelares, através da metodologia do planejamento estratégico, estivesse objetivando potencializar ações estabelecidas através de plano de ação, minimizando o sombreamento de atividades e padronizando alguns procedimentos. Nisto contribuir na construção de um programa de capacitação permanente; padronização dos formulários utilizados no atendimento do órgão; proposta de aumento de abrangência na área de atuação do Conselho Tutelar no município de Bananeiras; construção do conteúdo de informações para o banco de dados do Conselho Tutelar; elaboração de material de consulta, constando os programas e serviços de atendimento (caderno de recursos); compilação de material teórico de referencia, a ser utilizado para consulta dos conselheiros tutelares; preparação do conteúdo do folder e de material em power point a serem utilizados pelos conselheiros tutelares em palestras e outros eventos;

16. Promover diálogos com a comunidade relacionando sempre esclarecimentos quanto à segurança na escola, exploração do trabalho infantil, prostituição infantil, violência domestica, drogas, sexualidade; Bullying, entre outros;

NA ELEIÇÃO PRA CONSELHO TUTELAR DE BANANEIRAS, VOTE EM QUEM REALMENTE DESENVOLVE INICIATIVAS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, APRESENTA IDEIAS E TEM UM PROJETO DE AÇÃO DEFINIDO PARA SER APLICADO NO MUNICIPIO DE BANANEIRAS COM PLANEJAMENTO, CARINHO, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL.

VOTE

07 - JOELMA PRISCILA CONSELHEIRA TUTELAR


CONTATOS:

FONE: (83)91292692 / 91362348

domingo, 17 de julho de 2011

CANTE COM AGENTE!!!!!!!!!!!!!!!

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO EM CANTO CORAL NO MUNICIPIO DE BANANEIRAS NO PERÍODO DE 20 A 31 DE JULHO DE 2011.
AS AULAS SERÃO REALIZADAS NO ESPAÇO CULTURAL "OSCAR DE CASTRO" NO TURNO DA NOITE. A AULA INICIAL COM TRIAGEM SERÁ REALIZADA NO DIA 01 DE AGOSTO DO CORRENTE ANO AS 19H00 NO TEATRO "IVALDO LUCENA".

A INICIATIVA REALIZARÁ 02 ENSAIOS SEMANAIS (TERÇAS E QUINTAS) A NOITE PARA MONTAGEM DE ESPETACULO NUM PROCESSO DE DURAÇÃO DE 04 MESES CUJA ESTRÉIA SERÁ REALIZADA EM DEZEMBRO NAS FESTIVIDADES NATALINAS DO MUNICIPIO DE BANANEIRAS. COMO TAMBEM PRETENDE-SE AGENDAR COM ALGUMAS CIDADES DA REGIÃO APRESENTAÇÕES PARA QUE O GRUPO POSSA ESTA CIRCULANDO COM DIVULGAÇÃO DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO DE EXPERIENCIA PARA QUE EM 2012 POSSA ADENTRAR NA 2ª FASE DO PROJETO COM APRESENTAÇÕES AGENDADAS QUE GARANTAM A SUSTENTABILIDADE DO MESMO.

VAGAS LIMITADAS!

LOCAL DAS INSCRIÇÕES:
* SALA DA AJAC NO ESPAÇO CULTURAL “OSCAR DE CASTRO” EM BANANEIRAS DE SEGUNDA A SEXTA DAS 09H00 AS 11H00 E DAS 14H00 AS 16H00.

FAZ-SE NECESSARIO NO ATO DA INSCRIÇÃO:

• TER ACIMA DE 15 ANOS DE IDADE;
• PREENCHER FICHA DE INSCRIÇÃO;
• QUITAR TAXA DE R$2,00
• + 02 KILOS DE ALIMENTOS NÃO PERECIVEIS;

INFORMAÇÕES:

FONES: (83)91362348 / 91985175


REALIZAÇÃO:



ESCOLA DE MUSICA MUNICIPAL DE BANANEIRAS

REABERTO AS INSCRIÇÕES PARA ESCOLINHA DE FUTSAL DA AJAC - EDIÇÃO 2011

PROJETO ESPORTE E AÇÃO ESCOLINHA DE FUTSAL AJAC - EDIÇÃO 2011


A DIRETORIA DE ESPORTE, JUVENTUDE E MEIO AMBIENTE DA AJAC, REABRE AS INSCRIÇÕES PARA A ESCOLINHA DE FUTSAL NO PERÍODO DE 20/07 A 20/08/2011 PARA FORMAÇÃO DE 04 TURMAS:
• PRÉ-MIRIM;
• MIRIM;
• INFANTIL;
• CATEGORIA FEMININA QUE PRETENDE TRABALHAR COM MENINAS DE 13 A 18 ANOS DE IDADE;

A INICIATIVA FUNCIONA DESDE 2006 ANTES MESMO DA FUNDAÇÃO INSTITUCIONAL DA AJAC, TRABALHANDO COM CRIANÇAS E JOVENS DO MUNICIPIO DE BANANEIRAS, RELACIONANDO O FUTSAL (TEORIA E PRATICA), DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES ATRAVES DE OFICINAS DE ARTES, PALESTRAS SOCIOEDUCTIVAS, CONTRIBUINDO NA FORMAÇÃO DE UMA NOVA CONSCIENCIA DE CIDADANIA PARTICIPATIVA QUE COLABORA NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE, NUMA AÇÃO COMPLETAMENTE FILANTRÓPICA.

LOCAL DE INSCRIÇÃO: SALA DA AJAC Nº 31 /ESPAÇO CULTURAL “OSCAR DE CASTRO” /CENTRO/BANANEIRAS – PB DE SEGUNDA A SEXTA NOS HORARIOS: DAS 09H0 AS 11H00 E DAS 14H00 AS 16H00

NO ATO DA INSCRIÇÃO FAZ-SE NECESSÁRIO:

• PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO;

• PREENCHIMENTO DE AUTORIZAÇÃO DO REPONSÁVEL;

• APRESENTAÇÃO DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

- XEROX DE REGISTRO/IDENTIDADE;

- 02 FOTOS 3X4 ATUALIZADAS;

- PAGAMENTO DE TAXA ÚNICA DE INSCRIÇÃO R$5,00

OS TREINOS INICIAM DIA 27 DE AGOSTO NO GINÁSIO DA UFPB – CAMPUS III/BANANEIRAS AS 08H00.

INFORMAÇÕES:

FONES: (83)91362348/91292692
E-MAIL: ajacarte@yahoo.com.br / jocavn_pb@yahoo.com.br

REALIZAÇÃO:                                                   PARCEIRA:
                                                                                                
                               
  CAVN/UFPB - CAMPUS III BANANEIRAS

CINE CLUBE KUPAIWA

APRESENTA:


SINOPSE: O parque Jellystone, casa de Zé Colmeia (Dan Akroyd) e Catatau (Justin Timberlake), há dez anos não traz lucros. Devido a isto, o prefeito Brown (Andrew Daly) pretende fechá-lo e vender suas terras, de forma a incentivar sua campanha para governador. Ao saber disto, Zé Colmeia e Catatau unem forças com o guarda Smith (Tom Cavanagh) e Rachel (Anna Faris), uma cineasta que está rodando um documentário no parque, na tentativa de encontrar uma saída para salvar Jellystone.

FAIXA: LIVRE

NESTE SABADO 23 DE JULHO DE 2011 AS 19H30 NO ESPAÇO CULTURAL "OSCAR DE CASTRO" EM BANANEIRAS.

REALIZAÇÃO:                                                PARCEIRA:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANEIRAS   

terça-feira, 12 de julho de 2011

Bendita Festa! Sábado 16, com DJ Tudo e 10zanu!

Esta edição da Bendita Festa recebe os convidados 10zanu! (aka Fábio Inocêncio) e DJ tudo (aka Alfredo Bello). 10zanu é um gíria popular do interior paraibano que designa uma pessoa do bem, simpática e querida pelo povo. Assim é o dj 10zanu! que nasceu em Campina Grande e é, além de grande difusor da música brasileira, produtor cultural em João Pessoa, onde mora hoje. DJ Tudo é cria (e personagem) do músico e produtor musical e ...pesquisador Alfredo Bello. DJ Tudo parte para a mistura, expandindo as fronteiras de comunidades da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Goiás. Nos quintais do mundo. Theo Werneck completa o time, na residência da noite, animando a pista com música do mundo todo e de todo tipo. Festa boa pra dançar. Sempre! O que geralmente rola no som é muito brazilian e afro beats, samba e uma mistura de hip hop, soul, funk e rock; mas espere por aquele elemento surpresa que é o forte da noite! Mais um sábado de Bendita Festa pra você cair na pista e só sair ao amanhecer. E como já é de praxe, pra ajudar na animação, uma dose de cachaça é servida gratuitamente aos primeiros 50 a chegar. E se isso é pouco motivo pra chegar mais cedo, acrescente o fato de que chegando até 0h30 você paga só R$10 pra entrar; depois é R$15. E nem vem com essa de que tá frio, porque a pista ferve!


Serviço:
BENDITA!
Quando: 16/07/11 (sábado), a partir das 23:00
Onde: Livraria da Esquina (Rua do Bosque, 1254 – Barra Funda – 11 3392-3089)
Quem toca: Dj Theo Werneck (residente), 10zanu! e DJ Tudo (convidados)
Quanto: R$10 até 0h30; após R$15
Pagamento: Visa, Visa Electron, Mastercard, Maestro, RedeShop e Diners
Estacionamento Conveniado: R$10
Idade mínima: 18 anos

Quebra Panela Produções Produções

A equipe Rocksett Entertainment, a mesma que trouxe André Mattos, e trarão Matanza dia 23 de julho, vai comparecer no evento "Rock Quebra Panela" que acontece dia 9 de Julho às 21h, na Casa de Musicultura, Praça Antenor Navarro, Centro Histórico de João Pessoa.
O mais importante é que a equipe Rocksette Entertainment vai divulgar em primeira mão quais são as bandas que irão tocar no dia do Tributo ao Iron Maiden Day em Outubro , entre essas bandas terá uma nacional bem conhecida e uma de presença INTERNACIONAL de grande porte.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CINE CLUBE KUPAIWA

APRESENTA:
 
Sinopse: Dre Parker (Jaden Smith), um garoto de 12 anos que poderia ser o mais popular de Detroit, mas a carreira de sua mãe acaba os levando para a China. Imediatamente, Dre se apaixona pela sua colega de classe Mei Yin, mas as diferenças culturais tornam essa amizade impossível. Pior ainda, os sentimentos de Dre fazem com que o brigão da sala e prodígio do kung fu Cheng torne-se seu inimigo. Na terra do Kung Fu, Dre conhece apenas um pouco de karate e Cheng irá mostrar ao "Karate Kid" que seus conhecimentos não valem nada. Sem amigos numa nova cidade, Dre não tem a quem recorrer exceto o zelador do seu prédio Mr. Han (Jackie Chan), que é secretamente um mestre do kung fu. À medida que Han ensina Dre que o kung fu é muito mais que socos e habilidade, mas sim maturidade e calma, Dre percebe que encarar os brigões da turma será a aventura de uma vida.
 
NESTE SABADO 16/07 NO ESPAÇO CULTURAL "OSCAR DE CASTRO" AS 19H30

FAIXA: 10 ANOS


REALIZAÇÃO: AJAC - ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DA ARTE E CULTURA

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE BANANEIRAS

Nota: O Cine Clube Kupaiwa, com o consenso do Conselho Interno do Cine, substitui o filme VELOSES E FURIOSOS V escolhido pelo público na ultima sessão do mês de Junho, devido ser considerado não condizente com a proposta da iniciativa.
Contamos com a compreensão de todos e pedimos que não deixem de participar do Cine Clube Kupaiwa, o cinema mais democrático do mundo, onde as sessões são gratuitas e o público ainda escolhe os filmes que desejam assistir.

PROGRAMAÇÃO CAMINHOS DO FRIO – AREIA/PB 2011

Dia 18 – Segunda-Feira

09h – NA CIDADE: Início do II Festival Gastronômico

17h – ADRO DO SOLAR JOSÉ RUFINO: Retreta com a Filarmônica Abdón Milanez

20h – TEATRO MINERVA:
Abertura: Presença de Chico César – Secretário de Cultura da Paraíba
Grupo Suave Metal – Areia/PB
Trio Baião de Três – João Pessoa/PB

Dia 19 – Terça-Feira

09h – NA CIDADE: Início do II Festival Gastronômico
NO CORETO: Oficina de Dança de Rua

14h – PÁTIO INTERNO DO SOLAR JOSÉ RUFINO
Oficina de Percussão Maracatu Nação Pé de Elefante com confecção de instrumentos (Fernando Maracatu)
AUDITÓRIO DA EMATER – Literatura: Escrita Poética
MERCADO CENTRAL – Oficina de Educação Musical com foco na promoção da cidadania (Adolescentes do PETI e do CRAS)

18h – ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Roteiro Civilizações do Açúcar/Caminhos dos Engenhos/Degustação: cachaças do Brejo)

20h – TEATRO MINERVA –Grupo de Tradições Folclóricas Moenda (Areia/PB)
Grupo de Stand-up Comedy – Os ideais da Comédia (PE)

Dia 20 – Quarta-Feira

09h – NA CIDADE: Início do II Festival Gastronômico
CORETO: Oficina de Dança de Rua
ESPAÇO CULTURAL HORÁCIO DE ALMEIDA: Comercialização e Exposição A Cachaça como Patrimônio Histórico/Degustação de cachaça
Amostra: Flores de Areia (Associação Desenvolvimento Sustentável Macacos e Furnas.

14h – OFICINAS: Percussão; Escrita Poética e Educação Musical

17h - EM FRENTE AO SOLAR JOSÉ RUFINO – Apresentação do Grupo Capoeira Angola dos Palmares (Areia/PB)

20h – TEATRO MINERVA: Espetáculo Teatral: A FEIRA (Grupo Teatro Laboratório/Bananeiras/PB)

Dia 21 – Quinta-Feira

09h – NA CIDADE: Início do II Festival Gastronômico
CORETO: Oficina de Dança de Rua
ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Comercialização e Exposição A Cachaça como Patrimônio Histórico/Degustação de cachaça
Amostra: Flores de Areia (Associação Desenvolvimento Sustentável Macacos e Furnas .

14h – OFICINAS: Percussão; Escrita Poética e Educação Musical
TEATRO MINERVA: Espetáculo Infantil: A onça e o bode (RN)
Entrada: Um brinquedo (novo ou usado) para doar às crianças assistidas pelos programas sociais do município.

18h – ESPAÇO CULTURAL HORÁCIO DE ALMEIDA: Degustação das Cachaças do Brejo

20h – TEATRO MINERVA: Comédia: O Casamento de Carol (Grupo de Teatro Gameleira/Areia/PB)

Dia 22 – Sexta-Feira

09h – NA CIDADE: Início do II Festival Gastronômico
CORETO: Oficina de Dança de Rua
ESPAÇO CULTURAL HORÁCIO DE ALMEIDA: Comercialização e Exposição A Cachaça como Patrimônio Histórico/Degustação de cachaça
Amostra: Flores de Areia(Associação Desenvolvimento Sustentável Macacos e Furnas .
PIO XII – Oficina Construção do Corpo e do Movimento (Cia de Dança Contexto, João Pessoa/PB)

14h – OFICINAS: Percussão; Escrita Poética e Educação Musical

15h - TEATRO MINERVA: Espetáculo Infantil: A onça e o bode (RN) Para as crianças da rede pública de ensino: educação infantil e fundamental 1

16h – PRAÇA CENTRAL – Intervenção urbana ESPAÇO, com o grupo de Dança Contemporânea.

17 h – ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Festival Regional de Gastronomia (Degustação)

20h – TEATRO MINERVA – Espetáculo: Ensaio Aberto: Me conta que eu faço de conta. (Grupo Recreio Dramático, Areia´PB)
ADRO DA MATRIZ – Filarmônica Abdón Milanez

Dia 23 – Sábado

09h – NA CIDADE: Início do II Festival Gastronômico
CORETO: Oficina de Dança de Rua
ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Comercialização e Exposição A Cachaça como Patrimônio Histórico/Degustação de cachaça
Amostra: Flores de Areia (Associação Desenvolvimento Sustentável Macacos e Furnas.)
ACADEMIA DE CAPOEIRA – DEPA: Início do Encontro 2011 de Capoeira Angola.

14h30 PÁTIO INTERNO DO SOLAR JOSÉ RUFINO: Oficina de Capoeira Angola
SALÃO DE BELEZA COMUNITÁRIO/PMA: Oficina de Penteado Afro
CORETO: Oficina de Maculelê
AUDITÓRIO DA EMATER: Oficina temática Identidade, Negritude e Cidadania

15h - Intervenção Urbana: Dois Olhares, Um foco: Grupo de Dança Contemporânea Contexto. João Pessoa/PB

17h – EM FRENTE AO SOLAR JOSÉ RUFINO: Apresentação da Tribo Etnos (João Pessoa/PB)

17h40 ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Vivência com o Mestre Nô - Capoeira

20h TEATRO MINERVA: Espetáculo: Fragmentos MUVEE, 3 Pontos (Grupo Cia de Dança Contexto, João Pessoa/PB)

22h PALCO CENTRAL: Tinho e Banda (Areia/PB)

23h PALCO CENTRAL show com Renata Arruda (PB)

24 PALCO CENTRAL: Banda Jackson Envenenado, Alagoa Grande/PB

Dia 24 – Domingo

09h - ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Vivência com idosos Berimbau Terapia
ESPAÇO DA ARTE HORÁCIO DE ALMEIDA: Comercialização e Exposição A Cachaça como Patrimônio Histórico/Degustação de cachaça
Amostra: Flores de Areia (Associação Desenvolvimento Sustentável Macacos e Furnas)

14h – QUADRA DO COLÉGIO ESTADUAL MINISTRO JOSÉ AMÉRICO DE ALMEIDA: I Encontro de Hip Hop
Entrega de Graduações e Troca de Cordéis

14h30 14h30 PÁTIO INTERNO DO SOLAR JOSÉ RUFINO: Oficina de Capoeira Angola dos Palmares
SALÃO DE BELEZA COMUNITÁRIO/PMA: Oficina de Penteado Afro

17h – RUAS DA CIDADE: Filarmônica Abdón Milanez

Prefeitura Municipal de Areia
Secretaria de Cultura
Espaço das Artes e da Cultura Horácio de Almeida, S/N
Areia - PB
58397-000 - Centro

Janaína Azevedo
Fone +55 83 8829 6916
Secretária da Cultura
do Município de Areia

FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA - CAMPINA GRANDE

Marina Critica PV e Apoia Dilma Contra Código Florestal

A crise envolvendo o PR dentro do Ministério dos Transportes foi um dos temas mais mencionados durante o evento que marcou a saída da ex-senadora Marina Silva e de seus aliados do PV. A ex-candidata à Presidência da República afirmou estar pronta para apoiar a presidente Dilma Rousseff no veto ao projeto do Código Florestal que tramita no Senado e disse esperar que a presidente consiga 'resistir' às práticas do que ela chama de 'velha política'. Para Marina, não há mais como reformar o atual modelo de política brasileira, e sim reinventá-lo. 'Remendar é muito pouco para o tamanho do problema que estamos vivendo no Brasil', disse Marina Silva, na tarde de hoje.

Para anunciar sua desfiliação do PV, Marina convocou uma plenária com simpatizantes e apoiadores de sua campanha à Presidência e com aliados que deixam a legenda para criar um movimento suprapartidário em prol do verde e da cidadania. Durante o evento, o ex-presidente do diretório estadual do PV em São Paulo Maurício Brusadin afirmou que os partidos vivem hoje a decadência e não atendem mais às demandas da sociedade. 'E o PV não é diferente disso', comparou. 'Reconhecemos que o PV, assim como a maioria dos partidos, se divorciaram de vez da sociedade', completou o ex-candidato ao Senado por São Paulo Ricardo Young.

Brusadin colocou a sua antiga legenda no mesmo status do PR e criticou o partido do ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento por reclamar de sua demissão da pasta. 'Eles não têm vergonha de dizer isso', criticou. O PR também foi alvo de críticas de Young. 'Não podemos mais transigir com isso.'

Em seu discurso, Marina citou o escândalo envolvendo o PR como exemplo de algo que não pode mais ser tolerado na sociedade. 'Não podemos negar a tristeza com a política', lamentou a ex-senadora. 'Os partidos continuam sendo importantes, mas não podemos fechar os olhos para seus desvios.'

A ex-senadora destacou que pretende ajudar Dilma nas discussões no Congresso sobre o novo Código Florestal. Ela lembrou que a presidente assumiu compromisso na campanha de não aprovar nenhum texto que favoreça o desmatamento e, ao ser questionada se estaria otimista em relação ao veto do projeto, Marina desconversou. 'Não estou nem otimista nem pessimista. Estou persistente.'

domingo, 10 de julho de 2011

PROGRAMAÇÃO DO CAMINHOS DO FRIO- ROTA CULTURAL DE BANANEIRAS "AVENTURA E ARTE NA SERRA"

OFICINAS CULTURAIS 
     PERÍODO                     -                  OFICINAS           -                  LOCAL
    25 a 28 / 07               Percussão Anexo do Museu da cidade (Chiquinho Mino)
   25 a 28/07  Fotografia documental e tratamento de imagens Esp.Cultural.O.de Castro(Gustavo Moura)
      26 a 28        Oficina de Velas artesanais (Flávio do N. Soares) Esp. Cultural O. de Castro
       26/07          História e Linguagem do cinema Esp. Cultural O. de Castro (Bertrand Lira)
    25 a 28/07  Como Elaborar Projetos Culturais Esp. Cultural. O. de Castro (Fernando Abath)
       29/07                                       Circo Bananeiras Clube (Trupe Arlequin)

ATIVIDADE CULTURAL:
DIA  - HORÁRIO  - ATIVIDADE RESPONSÁVEL/PG  - LOCAL -ORIGEM DO GRUPO
25 SEGUNDA/Tarde                Cinema com Pipoca          Centro do Idoso      Ponto de Cultura/Paraiwa
26 TERÇA/Manhã e tarde/20h  Cinema na escola Mostra de curtas (cinema) Fest AruandaEscolas Públicas Municipais (distritos) E Teatro Ivaldo Lucena
27 QUARTA/Manhã e tarde       Cinema na Escola            Escolas Públicas Municipais (distritos)
        18h                           Apresentação do Lesô e lapinha     Gruta de Antonia Luzia – zona rural
      20h30                    Espetáculo Encantados – Ballet Popular da UFPB    Teatro Ivaldo Lucena
        22h                                 Serenata Ao Luar da Serra                              Ladeiras da cidade
28 QUINTA/19h30                 ABERTURA OFICIAL
    21h00       ENTREGA DA MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL DE BANANEIRAS  Espaço Cultural Oscar de Castro
    21h30          Abertura de Exposição de Fotografias MEL DO SAL (Gustavo Moura) Teatro Ivaldo Lucena
    22h30         Abertura do Festival Gastronômico, BANANA,TILÁPIA E CACHAÇA Galeria de Arte Pintor Alexandre Filho Espaço Cultural O. de Castro
    23h30                                        Quarteto Antares                                Praça Epitácio Pessoa
 29 SEXTA /10h                   Teatro “O casamento de Branco” Grupo AJAC/BN       Feira Livre
    17h                                            Espetáculo de circo (trupe Arlequin)      Praça Ep. Pessoa
    20h           Teatro - Espetáculo A várzea da mula manca Cia Alegria de Espetáculo Teatro Ivaldo Lucena
  21h30                                           Camerata Arte Mulher                  Praça Epitácio Pessoa
 23h 00                                            Paraíba Dixieland Jazz                  Praça Epitácio Pessoa
 00h30                                            Orquestra Paraíba Pop                  Praça Epitácio Pessoa
30 SÁBADO/08h                           Cavalgada de Sant’ana               Zona Rural e ruas da cidade
08h                    Trilha ecológica da Cachoeira do Roncador      Saída do adro da Igreja Matriz
17h        Conversa Literária com o escritor, dramaturgo e diretor de teatro, Tarcisio Pereira e lançamento de livros de sua autoria                                                                            Museu Municipal
20h                                       Orquestra Sinfônica da PB              Matriz de N. Senhora do Livramento
21h30                                    Tambores de Bananeiras                          Praça Epitácio Pessoa
22h30           Paraíba Jazz com Erick Von Shosten - Participação especial: CIDA LOBO Praça Epitácio Pessoa00h30                                      Diana Miranda e banda                             Praça Epitácio Pessoa





INSCRIÇÕES NA CASA DO TURISTA
31 DOMINGO/08h Trilha e Visita a ARIE DE GOIAMUNDUBA – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – D. TEREZINHA e ao engenho Goiamunduba (Cachaça Rainha)      -      Saída do adro da Igreja Matriz

CONTATOS:

ANA GONDIM – (83) 9928 1288, 9191 0235, annagondim@yahoo.com.br
MARINA CARLA – (83) 9129 7203, marinaeletrica@yahoo.com.br,
JANAINA – (83)91715984
JOILSON – (83)91362348
DOUGLAS –

sábado, 9 de julho de 2011

COPERVE DIVULGOU SEXTA FEIRA 08 DE JULHO DE 2011 EDITAL DO PSS DA UFPB COM 6.500 VAGAS

Estão disponíveis no site da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da UFPB os editais dos Processo Seletivo Seriado 2012. As inscrições para cerca de 6.500 vagas em cursos da UFPB ocorrerão no período de 9 a 28 de agosto no site da Coperve. Cursos de Matemática Ocupacional (João Pessoa), Química (Areia) e Letras (Mamanguape) serão oferecidos pela primeira vez.
A relação completa de cursos e vagas será disponibilizada no site da Coperve até o início das inscrições. Até lá, a UFPB deve incluir mais um novo curso, Cinema e Audiovisual (João Pessoa).
No PSS 2012, também serão oferecidas 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais-CFO, sendo 35 para formação de oficial policial militar (30 masculinos e 5 femininos) e 15 para formação de oficial bombeiro militar (11 masculinos e 4 femininos).
As provas do PSS 2012 serão aplicadas em 20 e 21 de novembro (1ª e 2ª séries, respectivamente) e 18 e 19 de dezembro (3ª série). A classificação final será divulgada em 25 de janeiro de 2012.

Não perca tempo, procure o endereço da COPERVE  e faça sua inscrição. Em 2012 concerteza vc estará cursando a sua FACULDADE tão pretendida.