quarta-feira, 7 de março de 2012

INFORMES CULTURAIS


Nossa atriz MARCÉLIA CARTAXO vai representar um pouco da mulher  atriz e Paraíbana.
 
No dia 7 de março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Acine-Goiás – Associação de Cinema Independente de Goiás, presta uma homenagem às cineastas goianas, com o lançamento do box: Mulheres Que Fazem Cinema, contendo filmes dos gêneros de ficção e documentários, de dez diretoras goianas, que serão distribuídos a entidades culturais, representantes da imprensa, associações locais e nacionais.
O projeto inédito em Goiás e também no Brasil, mostra a visão vanguarda da Acine Goiás, fundada com o intuito de otimizar e movimentar o circuito do cinema goiano, com ações que mudem o olhar sobre os trabalhos realizados em nosso estado, promovendo os profissionais e suas obras todas de relevância para o acerco audiovisual do Estado.
No lançamento do box  será exibido o filme a Hora da Estrela da diretora Suzana Amaral que estará presente na homenagem as cineastas goianas, como também a atriz Marcélia Cartaxo.
Kalline Brito
Atriz e Produtora e Cultural
 (**83) - 8880 2559/ 9614.2498
João Pessoa - Paraíba - Brasil 
_______________________________________________________________
Dia 09 (sexta) na Musicultura (praça anthenor navarro, centro historico) -
HIP-HOP BrasilxAlemanha: Thor (Alemanha) e Abiarap (João Pessoa).

Umanos (Alemanha)
EPK (sem legenda português) | http://www.youtube.com/watch?v=Xfy_S_bFW3Q

ABIARAP

Dia 10 (sabado), também na Musicultura, "Parahyba Jazz Lounge", com Néctar do Groove & Burgo.
_________________________________________________________________
 
Quintal da Ciranda - Cirandeiros do Vale do Gramame

No próximo sábado, 10/03, a partir das 17h, será inaugurado oQuintal da Ciranda - Cirandeiros do Vale do Gramame, um espaço que, carinhosamente, o mestre cirandeiro Seu João da Penha construiu no seu sítio, em Engenho Velho. A proposta é que seja um espaço aberto para quem queira chegar junto nos dias de ensaios da ciranda. A inauguração contará com uma programação especial, reunindo artistas e grupos da comunidade. A entrada é grátis!

No cartaz em anexo segue a orientação de como chegar, para quem vai de ônibus.
Para que vai de carro, entrar na rua em frente à Escola Municipal Antenor Navarro, em Gramame, e seguir sempre em frente (nas bifurcações, sempre optar pela esquerda). O sítio fica nessa rua, e estará sinalizado com faixas e placas.

E como canta os Cirandeiros do Vale do Gramame...

'' Se você quiser dançar ciranda
entre na roda e venha dançar 

O balanço da ciranda e gostoso
é dois passinhos um pra lá, outro pra cá....'' 
Mestre João da Penha

Ficaremo felizes com a sua presença!!!!

informações:8885-5053 (Marcos)

*favor divulgar
______________________________________________________________
Inscrições para selecionar atores 

O Grupo teatral Boiúna Luna (GTBL) abre inscrições para selecionar seis (06) atores e quatro (04) atrizes que deverão participar do espetáculo Macunaíma, com estréia marcada para agosto deste ano.

O GTBL é um grupo de extensão e experimentação teatral ligado à Universidade Federal da Paraíba, com direção de Osvaldo A. Anzolin. O Grupo se formou em 2010, com o projeto de extensão (PROBEX) Teatro Pedagógico, e desde então se dedica em desenvolver um teatro com interesse temático na crítica social e essencialmente visual, com a utilização vigorosa do corpo para tanto. Sem fins lucrativos, o trabalho é unicamente com a intenção de promover a experimentação artística em prol da cultura e da educação. 

Os encontros do grupo acontecem semanalmente, com alguns outros encontros não obrigatórios destinados a estudos e treinamento de técnicas. É fundamental que o candidato tenha no mínimo a disponibilidade aos sábados pela manhã.

As inscrições deverão ser feitas com mensagem contendo nome, data de nascimento e telefone para contato, enviada para o endereço eletrônico: anzolin1966@hotmail.com

A seleção será no dia 17 de março de 2012, às 9 horas, na sala de ensaios do Teatro Santa Roza. O candidato deverá chegar com alguns minutos de antecedência, com roupas apropriadas para atividades físicas, garrafinha de água para se hidratar e um pequeno texto memorizado, para uma atividade de interpretação e expressão vocal. Segue algumas sugestões e exemplos de textos que podem ser usados:

Texto 01:
“No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia, tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro: passou mais de seis anos não falando. Sio incitavam a falar exclamava: If — Ai! que preguiça!. . . e não dizia mais nada. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaimuns diz-que habitando a água-doce por lá. Quando era pra dormir trepava no macuru pequeninho sempre se esquecendo de mijar. Como a rede da mãe estava por debaixo do berço, o herói mijava quente na velha, espantando os mosquitos bem. Então adormecia sonhando palavras-feias, imoralidades estrambólicas e dava patadas no ar.”

Texto 02
“No outro dia Macunaíma depois de brincar cedinho com a linda Iriqui, saiu pra dar uma voltinha. Atravessou o reino encantado da Pedra Bonita em Pernambuco e quando estava chegando na cidade de Santarém topou com uma veada parida.
— Essa eu caço! ele fez. E perseguiu a veada. Esta escapuliu fácil mas o herói pôde pegar o filhinho dela que nem não andava quase, se escondeu por detrás duma carapanaúba e cotucando o veadinho fez ele berrar. A veada ficou feito louca, esbugalhou os olhos parou turtuveou e veio vindo veio vindo parou ali mesmo defronte chorando de amor. Então o herói flechou a veada parida. Ela caiu esperneou um bocado e ficou rija estirada no chão. O herói cantou vitória. Chegou perto da veada olhou que mais olhou e deu um grito, desmaiando. Tinha sido uma peça do Anhanga... Não era veada não, era a própria mãe tapanhumas que Macunaíma flechara e estava morta ali, toda arranhada com os espinhos das titaras e mandacarus do mato.”

Texto 03
“Vida feliz, era bom!... Mas uma feita jucurutu pousou na maloca do imperador e soltou o regougo agourento. Macunaíma tremeu assustado espantou os mosquitos e caiu no pajuari por demais pra ver si espantava o medo também. Bebeu e dormiu noite inteira. Então chegou a Cobra Preta e tanto que chupou o único peito vivo de Ci que não deixou nem o apojo. E como Jiguê não conseguira moçar nenhuma das icamiabas o curumim sem ama chupou o peito da mãe no outro dia, chupou mais, deu um suspiro envenenado e morreu. Botaram o anjinho numa igaçaba esculpida com forma de jaboti e prós boitatás não comerem os olhos do morto o enterraram mesmo no centro da taba com muitos cantos muita dança e muito pajuari. Terminada a função a companheira de Macunaíma toda enfeitada ainda, tirou do colar uma muiraquitã famosa, deu-a pro companheiro e subiu pro céu por um cipó. É lá que Ci vive agora nos trinques passeando, liberta das formigas, toda enfeitada ainda, toda enfeitada de luz, virada numa estrela. É a Beta do Centauro.”
___________________________________________________________________
OFICINA PARA ATORES NO PERIODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2012
O ATOR E DIRETOR DE TEATRO TONY SILVA, MINISTRARÁ OFICINA PARA ATORES NO PERIODO DE MARÇO A DEZEMBRO DE 2012, TODOS OS SABADOS PELA MANHA DAS 9 AS 12 H. CORRA A GARANTA JÁ SUA VAGA NO CURSO E FAÇA SUA CARREIRA ARTISTICA DECOLAR!!!
 
INFORMAÇOES: 8750-7634
__________________________________________________
 
Assunto:  Funarte e Instituto Camões lançam Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2012 - Inscrições estarão abertas de 2 de março a 16 de abril
 
Funarte e Instituto Camões lançam Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2012 - Inscrições estarão abertas de 2 de março a 16 de abril

A Funarte e o Instituto Camões, de Portugal, lançaram nesta quinta-feira, dia 1º/03, a sexta edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. O edital estabelece premiação no valor de 15 mil euros para o autor da obra vencedora. Podem concorrer cidadãos brasileiros ou estrangeiros naturalizados, com um ou mais textos originais, em língua portuguesa, não editados e não encenados. O objetivo do Prêmio é impulsionar a escrita dramática em todos os gêneros, reforçar as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Brasil e Portugal e incentivar o surgimento de novos autores. As inscrições estarão abertas de 2 de março a  16 de abril.
De acordo com o edital, a seleção dos projetos ocorrerá em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos oito textos: quatro do Brasil e quatro de Portugal. A avaliação será feita por duas comissões, em cada um dos países. Na etapa seguinte, um júri, formado por três especialistas brasileiros e três especialistas portugueses, vai analisar os oitos textos finalistas e determinar o vencedor. A obra premiada será editada nos dois países.
Mais informações, por favor, entrem em contato.
Att,
Renata Benevento Bertelli 
R2B Produções Culturais
Gestora e Administradora Cultural
11 9923-8574  -  11 7764-0602 / id:118*20687
 
_____________________________________________________________________
Vejam, Bayeux cria comissão de trabalho para o Plano Municipal do Livro e Leitura.
____________________________________________________________
 
“I CONPOZAGÃO” - Concurso de Poesia “Os Cem Anos do Gonzagão”
Prezados
Solicito a divulgação e a participação neste importante evento literário do sertão em homenagem ao grande Reio do Baião. Essa é mais uma do meu amigo Chico Cardoso.

Abraços
Laercio Filho

I CONCURSO DE POESIA - “OS CEM ANOS DO GONZAGÃO”
– PRÊMIO “A COROA DO REI”
REGULAMENTO
I – Do Evento e seus Objetivos
Art. 1º - O “I CONPOZAGÃO” - Concurso de Poesia “Os Cem Anos do Gonzagão”, é uma promoção do Grupo União São Francisco e será realizado na Fazenda Cidade, município de São João do Rio do Peixe - PB, no período de 1º de março a 17 de agosto de 2012.
Art. 2º - Poderão inscrever-se no “I CONPOZAGÃO” todos os poetas, de todas as regiões de qualquer país, independente de estilo, gênero ou nacionalidade, que concorrerão em absoluta igualdade de condições.
Art. 3º - As obras devem ser exclusivas no idioma português, inéditas e originais, todas alusivas aos Cem Anos de Nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.
Art. 4º - O “I CONPOZAGÃO” tem como objetivos:
a) - A promoção dos poetas, favorecendo o intercâmbio de ideias na busca de espaços para divulgar suas obras;
b) - Homenagear o mais expressivo compositor e intérprete nordestino, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Pernambucano do Século XX, concedendo aos vencedores um troféu com o título “A Coroa do Rei”;
c) - E descobrir novos talentos da poesia.
II - Das Inscrições
Art. 5º - As inscrições deverão ser feitas na Fazenda Cidade, zona rural de São João do Rio do Peixe (PB), ou ainda no endereço: Rua Dr. José Guimarães Braga, 70, Vila do Bispo, Cajazeiras (PB), CEP - 58900-000, Fones: (83) 9615-7942, (83) 3531-4429. E-mail:chicocardoso.caldeirao@gmail.com e chicocardosocz@yahoo.com.br Maiores informações no site: www.portalcaldeiraopolitico.net e no programa “Caldeirão Político”, na Rádio Oeste da Paraíba.
§ 1º - Serão aceitas inscrições pessoalmente, via correio e via e-mail.
§ 2º - O período de inscrição será de 01 de março a 30 de maio de 2012.
Art. 6º - A formalização das inscrições se processará mediante a entrega das poesias digitadas em espaço simples (Office Word), em cinco vias acompanhadas da identificação do autor (nome, endereço completo e um breve currículo).
§ 1º - Nas cópias da poesia não deverão constar os nomes dos autores, apenas o nome da obra. A identificação deverá ser feita em folha, à parte e anexada.
§ 2º - Cada poeta poderá inscrever apenas uma poesia, e a mesma não poderá conter mais do que duas laudas.
Art. 7º - A Comissão Organizadora do Concurso não se obriga a devolver o material utilizado para as inscrições, ficando o mesmo na guarda da Comissão do “I CONPOZAGÃO” para posterior reprodução em livro.
Art. 8º - O ato da inscrição implica automaticamente, na aceitação integral por parte dos concorrentes dos termos deste regulamento.
III - Do Julgamento
Art. 9º - O Julgamento das obras será feito por uma comissão formada por três jurados de reconhecida experiência comprovada, na cultura nacional, que atribuirão notas de 5 a 10 ao material inscrito, no prazo de 15 dias após o término das inscrições, sendo sua decisão soberana, não cabendo qualquer manifestação contrária.
PARÁGRAFO ÚNICO – Em caso de empate, entre os três primeiros colocados o desempate se dará por decisão dos três jurados, convocados para esse fim.
IV - Da Premiação
Art. 10º - A premiação do “I CONPOZAGÃO” acontecerá no dia 17 de agosto de 2012, dentro da programação do V FESMUZA - Festival de Músicas Gonzaguenas, na Fazenda Cidade.
Art. 11º - Os três primeiros colocados no “I CONPOZAGÃO”, receberão o troféu “A COROA DO REI” e Certificado de participação.
Art. 12º - As poesias melhores colocadas farão parte do livro em homenagem aos Cem Anos do Gonzagão.
Art. 13º - Todos os participantes receberão certificado de participação, independente de Classificação.
Art. 14º - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do “I CONPOZAGÃO”.
A Diretoria do Grupo União São Francisco



-- 
Osvaldo Ferreira Moésia
Articulador Cultural da 9ª Região de Cultura de Cajazeiras 
Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba
Avenida Padre Rolim, 156 – 1° Andar - Centro, Cajazeiras, CEP 58900-000 
Telefone: (83) 3531-7010 
Celular: (83) 8828-9610 (OI Institucional)
                        9105-1217 (Claro)
                  9633-1684 (Tim)
                  8843-6286 (Oi)
                  8869-7469 (Vivo)

 
Cajá Rock Produções e Eventos
CNPJ: 11.681.025/0001-14
Avenida Presidente João Pessoa, 223, Centro, CEP: 58900-000, Cajazeiras-PB
Microempreendedor Individual
SKYPE: osvaldomoesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.