quarta-feira, 27 de junho de 2012

I Curso de Realidade Brasileira da Borborema.


Estamos nos aproximando do Inicio do I Curso de Realidade Brasileira da Borborema.
Solicitamos que as organizações e demais interessados enviem suas fichas de inscrições preenchidas.
LEMBRAMOS A CPP que no próximo sábado 23, teremos nossa ultima reunião de preparação. É fundamental a participaçao de todas/os.
INFORMAR AOS INSCRITOS NO CRB:
1. O curso ocorrena na UEPB em Bodocongó.
2. Trazer colchonetes, lençois e toalhas.
INÍCIO DO CURSO: 7 e 8 de julho.


 O CRB – Curso de Realidade Brasileira consiste no estudo dos Clássicos Brasileiros, pensadores (as), intelectuais e militantes que interpretaram o Brasil com originalidade, criticidade e profundidade. Orientados pelos ideais de transformação da sociedade pensadores/militantes do Brasil, muitas vezes pouco conhecidos por nós brasileiros (as): Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr., Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Antônio Cândido, Milton Santos e tantos outros e outras, esses autores nos ajudam a pensar a formação
do nosso povo, nossa história e nossas lutas de ontem e os desafios de hoje.

APRESENTAÇÃO

1- Estudar a realidade sócio-histórica (econômica, política, cultural) do Brasil, através dos principais pensadores brasileiros.
2 - Formar lideranças/educadores para que estes contribuam para a elevação do nível de consciência da base de suas organizações.
3 - Contribuir para a articulação entre os movimentos e organizações sociais da Borborema e o fortalecimento das lutas em nossa região.
Na Paraíba o curso vem sendo realizado pelos movimentos sociais articulados pela Assembléia Popular e em parceria com a UFPB. Assim, já foram formadas 3 turmas estaduais.
Este ano, durante o I Encontro Estadual dos Movimentos Sociais da Piraíba, pautou-se entre outras a necessidade urgente de se retomar a formação de quadros/militantes de forma sistemática, para pensar o
Brasil e a construção do Projeto Popular a partir de suas potencialidades, sua história, cultura, a formação
histórica, social, cultural e econômica do seu povo.
Nesse sentido, o CRB que cumpre um papel importante nesse processo, foi ampliado e descentralizado para ser realizado em outras regiões do Estado. Assim nasce o C R B S e r t ã o e e m
parceria com a UEPB, o CRB BORBOREMA.
Os cursos sobre a realidade brasileira a partir dos nossos grandes pensadores, vêm sendo realizados desde 2001, ano que se iniciou a primeira t u r m a , c o m c e m alunos, de diversos movimentos sociais de todo o Brasil, a partir da parceria entre o MST o movimento Consulta Popular e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Desde então já foram realizadas mais de 40 turmas em todo o Brasil.

HISTÓRICO
OBJETIVOS
METODOLOGIA

O Curso de Realidade Brasileira esta vinculado a uma concepção de educação popular.
Compreende a formação como um processo pedagógico e político, que na trilha dos pensadores/educadores Paulo Freire e Florestan Fernandes se reconhece como uma ferramenta da classe trabalhadora para construção de seu projeto de sociedade.
Os passos que permitem o alcance desse objetivo são norteados pelos principios da autoorganização, do reconhecimento dos educandos como sujeitos do processo, do trabalho coletivo, da solidariedade, da unidade, da humildade e da generosidade. Está organizado em momentos de estudo, debates, noites culturais e socialização de agendas de lutas dos diversos movimentos participantes. Com procedimentos e dinâmicas que promovam a participação e o envolvimento das pessoas, por meio da apropriação dos conteúdos e da metodologia. Ocorrerá em 12 módulos, sendo um final de semana por mês.

NÚCLEOS
A turma se organiza em núcleos de base, contemplando a diversidade de organizações e visando uma maior socialização entre as pessoas e os movimentos. Eles cumprem a função de grupos de estudos, debates e avaliações e proposições das etapas. São também espaços para organização e realização de tarefas como: mística, noite cultural, seminários, e outras sugeridas pela turma.

COORDENAÇÃO COMPARTILHADA - (CPP)
A comissão política pedagógica é composta por um membro de cada movimento. Tem o papel de organizar a estrutura, assessorias, material didático, ou seja garantir a realização do curso de acordo com seus princípios e objetivos.

BIBLIOGRAFIA
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

O Povo Brasileiro – Darci Ribeiro; A Terra e o Homem no Nordeste – Manoel Correia de Andrade; História Econômica do Brasil – Caio Prado Jr; Pedagogia do Oprimido – Paulo Freire; O que é revolução – Florestan Fernandes.

Saudações

"Nunca estaremos perdidos, ao contrário, venceremos,
se não tivermos desaprendido a aprender sempre".
Rosa Luxemburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.