A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSPB) realiza o sexto concerto oficial da temporada 2012 nesta quinta-feira(4), e como o mês é dedicado às crianças, a Sinfônica faz apresentação dedicada aos pequeninos. A apresentação será às 20h, no Cine Bangüê da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. Como já é de costume e faz questão o Maestro Luiz Carlos Durier, serão apresentadas três obras inéditas para os paraibanos, numa tentativa de expandir o repertório erudito do Estado. Entre as obras, uma terá solo do violoncelista principal da Jovem, Rômulo Freire Pessôa.
O espetáculo inicia com a “Abertura Hänsel e Gretel”, de Engelbert Humperdinck, que compôs a ópera baseado no conto infantil dos irmãos Grimm. A obra é delicada e tem grande influência da música folclórica do seu país.
O concerto segue com a execução de “A Rapsódia Húngara para violoncelo e orquestra, Op. 68”, do compositor tcheco David Popper . A peça é geralmente composta a partir de trechos, temas ou processos de composição das canções tradicionais ou populares de uma região, ou ainda, de um país de forma bem livre,e confere ao executante um grau de virtuosidade musical e técnica bastante desafiadora. Nesta música, o violoncelista Romulo Freire Pessôa fará participação especial tocando o solo do instrumento.
Em seguida será apresentada a “Suíte Arapuá-Tupana”, de Ernest Mahle. A obra é baseada numa lenda dos índios Tembé, do estado do Pará, que conta como os animais perderam o dom de falar. A suíte programática caracteriza os bichos por temas relacionados com os instrumentos musicais (ou grupos) da orquestra. A história, os temas e a representatividade dos animais serão uma surpresa para o público. Através da narração do ator Leonardo Tavares, A Orquestra Jovem mostrará que a literatura e música fundem-se maravilhosamente.
O encerramento do espetáculo traz uma obra bem conhecida entre a criançada de diferentes gerações, o tema do filme A Pantera Cor de Rosa, composta por Henry Mancini. Essa música emblemática ficou na memória de mundo inteiro, pois apresenta uma gama de caracteres, tais como: humor, sensualidade, ingenuidade e tantos outros que refletem a personagem título.
ROMULO FREIRE PESSÔA - Nascido em João Pessoa, Paraíba em 1994, Romulo Freire Pessôa iniciou seus estudos de música na Escola de Música Anthenor Navarro. Em 2003 começou a estudar violoncelo com o professor Francieudo Torres e em 2005 ingressou Na Orquestra Infantil da Paraíba sob a regência de Norma Romano. Neste período se apresentou em diversos eventos nas cidades de João Pessoa, Areia, Bananeiras, Santa Rita, Campina Grande e Caruaru.
Em 2007 ingressou na Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil da Universidade Federal da Paraíba sob a regência de Geraldo Dias da Rocha e se apresentou em várias ocasiões em diversas cidades da Paraíba e Pernambuco. Participou de vários “máster classes” com violoncelistas que atuam no cenário nacional e internacional tais como: Alceu Reis, Paulo Santoro, Angêla Maria Ferrari, Suzana Kato, Beth Wanderborgh e Pedro Bielschovsk.
Em 2008 ingressou no curso de extensão do Departamento de Música da UFPB na classe do Professor Felipe Avellar de Aquino, com quem estuda atualmente. Desde 2010 é integrante da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a regência de Luiz Carlos Durier, onde no momento ocupa a posição de primeiro violoncelo.
LEONARDO HENRIQUE DE FIGUEIREDO TAVARES - Natural de João Pessoa – PB. Seu interesse pelo teatro começou muito cedo com o incentivo da sua avó materna. Aos quinze anos já tem larga experiência na arte do drama. Em seus estudos de formação além de atuar, já fez produção, escreveu, dirigiu, idealizou cenário e iluminação. Tudo começou como brincadeira de forma bem natural.
Adaptou e dirigiu os seguintes textos: Vidas Secas e Revolução Francesa em Comédia em 2009, O Bem Amado e O Noviço em 2010 e 2011 respectivamente. Escreveu também dois textos bem originais: O Corcunda de Notre-Dame em Cenário Nordestino para teatro e O Pressentimento de Raquel para cinema apresentado no Festival de Curtas do Colégio Marista Pio X deste ano.
Tem participado ativamente como ator de montagens teatrais na Paraíba e em outros Estados, tanto em mostras quanto em festivais. Em seu repertório constam Quem tem medo do Lobo Mau, Chapeuzinho Amarelou peça vencedora do Festival Estudantil de Teatro Lima Penante. Do Auto de Natal do Colégio Marista nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2010.
Foi vencedor do Concurso Nacional Cultural “O Melhor discurso de Posse”- promovido pela produção de Filme “O Bem Amado”.
É aluno teatro do Colégio Marista Pio X desde 2006 e aluno do Grupo de Teatral Skena.
LUIZ CARLOS DURIER- Natural de João Pessoa – Paraíba, Luiz Carlos Durier é o regente titular da OSPB Jovem há 15 anos e regente assistente da OSPB desde 2001. O seu trabalho direcionado para jovens músicos em formação tem reconhecimento em todo o Brasil. Suas interpretações cativantes e criativas produzem sempre sucesso de público e crítica. Sob sua batuta já se tornou tradição a Jovem apresentar estreias mundiais com excelente qualidade técnica e artística.
Como regente convidado conduziu a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe, Orquestra Sinfônica da UFRN e Orquestra Criança Cidadã do Recife. Regeu a Orquestra de Cordas da 29ª e 30ª Oficina de Música de Curitiba. Na sua formação como regente foi aluno de Wolfgang Groth, Nelson Nuremberg e Guilhermo Scarabino. Desde 2005 estuda com o maestro Osvaldo Ferreira. Participou de Master Class com o maestro Kurt Masur. Ainda teve como mestres José Siqueira, José Alberto Kaplan, Iara Bernette, Violeta de Gainza, Guilhermo Campos e Horácio Schafer.
Na UFPB concluiu o ensino superior de música nos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Desde que chegou a Escola de Música Anthenor Navarro – EMAN, em 1991, lidera atividades de educação musical ensinando: Musicalização, Viola e Música de Câmara. Participou das XIX e XX Semana da Música da UFRN como professor da classe de regência. Conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marines e sua Gente, do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Tem acompanhado com frequência artistas populares com a OSPB e OSPB Jovem em grandes concertos populares, tais como: Ângela Ro Ro, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione "Marrom", Toninho Ferragutti, Dominguinhos e Geraldo Azevedo sempre com grande sucesso.
ORQUESTRA SINFÔNICA DA PARAÍBA JOVEM
Primeiros Violinos: Paula Dantas- Spalla, Murilo Callou, Ramon Feitosa, Ana Carolina Petrus, Ian Correia, André Araújo, Amanda Rodrigues, Raquel Avellar.
Segundos Violinos: Everton Praxedes, Priscila Kogiaridis Ewald, Lírida Oliveira, Caroline Botelho, Luara Diniz, Míriam Miguel, Wynara Silva Gonzaga, Laís MIchele.
Violas: Annamélia dos Reis Oliveira, Melquisedek do Nascimento, Hermeson Praxedes, Raul Pimentel, Daniel Espinoza, Gustavo Nóbrega.
Violoncelos: Rômulo Freire, Pollyana Galvão, Amanda Massa, Mayara de Brito Ferreira, Mayra de Brito Ferreira, Felipe de Alencar, Amanda dos Reis Oliveira, Diego Souza Araújo.
Contrabaixos: Pedro Porto, Thiago Lima, Rainere de Azevedo Travassos, Victor Fernandes.
Flautas e Flautim: Caroline Galvão, Analine Melo, Vanessa Rodrigues.
Oboés e Corne Inglês: Cynthia Ladislau, Renan Medeiros, Danrley de Lima.
Clarinetes e Clarone: Danielly Dantas, Ednaldo dos Santos, Lucas Soares França, Eduardo Filippe de Lima.
Fagotes e Contrafagote: Aderaldo Campos, Cayo Mattos, Bruna Bonfim*.
Trompas: Maria da Conceição Silva, Waldir Borba, José Wilker Silva, Lucas Figueiredo.
Trompetes: Helieber Pessoa, Wellington Lima, Gilmar Cavalcante, Felipe Gomes.
Trombones: Marlon de Lima, Rogério Pereira, Jônatas de Souza.
Tuba: Alexsandro Paulo de Lima
Tímpanos: Lue Maia Bezerra.
Percussão: João Alexandre Medeiros, João Victor Figueiredo, Lucas Freire Prado, Djair Ribeiro, Elvim Linhares.
Piano: Erick John Santos de Souza
Harpa: Mônica Cury*
Serviço:
Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Local: Cine Bangüê, no Espaço Cultural José Lins do Rego
Data: 04 de outubro (quinta-feira)
Hora: 20h
Entrada: gratuita
Realização: Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.