quinta-feira, 24 de março de 2016

Espetáculo Paixão em Retalhos será apresentado neste fim de semana, em JP 2016


O Coletivo de Teatro apresenta, nos dia 25 e 26 de março, o espetáculo Paixão em Retalhos, na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. A história retrata a chegada do circo em cortejo à cidade, que faz a contação da vida do filho de Deus do nascimento, morte e ressurreição, também contará com a linguagem dos sinais, garantindo a acessibilidade dos deficientes auditivos. A entrada é gratuita.
Com a produção de Joilson Custódio, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Funjope, Associação dos Moradores dos Bancários, Cia Quem tem Boca é pra Gritar, Coppyas & Cia, Centro Cultural Piollin, Restaurante Tô em Casa, Padaria Pernambucana, Mercadinho Fidellis, Bemais Supermercado e Kib do Paulista e parceria com a Associação Jovens da Arte e Cultura.
O espetáculo que agrega várias linguagens artísticas, surge dos experimentos e vivencias do grupo com o teatro de rua, o circo, o teatro de mascaras e a commédia dell’arte, para contação de uma história que todo mundo já conhece, mas com linguagens artísticas diferentes, teve sua primeira parte estreada em Dezembro de 2013 em comemoração natalina Baile do Menino Deus – Alguns Retalhos com duração de 40 minutos no Município de Bananeiras, e realizou mais três apresentações em Fevereiro de 2014 no Município de Sapé.
Desde o inicio a proposta era a construção da segunda parte para semana santa de 2014, completando os 60 minutos de duração como Paixão em Retalhos, vindo a realizar em 2015 mais duas apresentações no anfiteatro da Praça da Paz nos Bancários em João Pessoa participando da Paixão de Cristo nos Bairros com apoio da Funjope através do chamamento Público para Paixões de Cristo nos bairros e apoio dos comércios locais e comunidade. Todo o processo de construção desde figurinos e adereços é artesanal feito pelos próprios atores, e com uma estética simples mais agradável, colorida e em harmonia com a proposta, de maneira que interaja com a platéia, e num curto período tempo de duração para não se tornar cansativo.
Serviço:
Espetáculo: Paixão em Retalhos
Data: 25 e 26 de março
Local: Praça da Paz – Bancários – João Pessoa-PB
Horário: 19h
Preço: Gratuito




fonte: 
http://www.paraibacriativa.com.br/espetaculo-paixao-em-retalhos-sera-apresentado-neste-fim-de-semana-em-jp/ 

segunda-feira, 21 de março de 2016

Governo do Estado inicia inscrições para candidatos ao Conselho Estadual de Políticas Culturais

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Conselho Estadual de Políticas Culturais (Consecult), abriu processo eleitoral para inscrição de novos conselheiros. Com mandato de dois anos, de 2016 a 2018, os conselheiros deverão se reunir em sessão ordinária, pelo menos uma vez ao mês, para discutir a implementação do Plano Estadual de Cultura. Os registros das candidaturas vão ocorrer até dia 13 de abril e serão realizadas online pelo site www.consultacultural.pb.gov.br/consecult ou http://bit.ly/1RLGRtn.
Composto por 48 membros entre titulares e suplentes, o Consecult é um órgão colegiado vinculado à Secult e tem função de acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução da Política Estadual de Cultura na Paraíba. Os conselheiros irão representar a sociedade organizada na gestão 2016-2018 que atuam nos diversos segmentos, sejam eles artistas, produtores, realizadores, agentes culturais, formadores de opinião, críticos de arte, representantes de coletivo e fóruns das variadas linguagens da cultura.
Regido por parâmetros legais que solidifica a participação social, o registro de candidaturas será efetivado após a inclusão dos seguintes documentos: cópia de RG, CPF, comprovante de residência, currículo resumido, carta de intenção e uma foto atualizada.
De constituição paritária com mandato de dois anos para todos os conselheiros, as reuniões vão funcionar através de sessões ordinárias e, esporadicamente, com reuniões extraordinárias e das câmaras setoriais. A plenária eleitoral vai ocorrer no dia 6 de maio. Para o eleitor saber o local de votação, é preciso identificar qual é a regional de abrangência, referente à cidade onde mora, e seguir munido de documento com foto.
Sobre o Conselho – Compete ao conselho cumprir os objetivos, apreciar e deliberar as propostas de implementação do Plano Estadual de Cultura; aprovar os planos setoriais, cuja finalidade é promover a gestão democrática da cultura; propor medidas de estímulo, fomento, amparo, valorização, difusão, descentralização, democratização e gestão compartilhada da cultura. As câmaras setoriais garantem a representatividade do conselho, ampliando o reconhecimento institucional da entidade.
Cronograma
Período de registro de candidaturas14/03 a 13/04/2016
Data provável de divulgação das candidaturas deferidas15/04/2016
Plenárias eleitorais06/05/2016
Prazo para recursos09/05 a 11/05/2016
Divulgação do resultado final12/05/2016

- See more at: http://paraiba.pb.gov.br/governo-do-estado-inicia-inscricoes-para-candidatos-ao-conselho-estadual-de-politicas-culturais/#sthash.8ch9vnTw.dpuf

quinta-feira, 17 de março de 2016

CIRCO NA COMUNIDADE II - A VIVENCIA DO CIRCO CONTINUA NO BREJO PARAIBANO

Em 2013 surge a iniciativa CIRCO NA COMUNIDADE com aulas de circo e teatro para crianças e jovens de 05 a 17 anos, residentes em comunidades marginalizadas da zona rural de Bananeiras na Região do Brejo Paraibano (Roma, Vila Maia e Tabuleiro). O trabalho desenvolvido com duração de 06 meses foi um sucesso, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos em todo o processo que inclui formação, montagem e apresentação de espetáculo, e que merecia permanecer devido os frutos produzidos apesar do curto tempo. Em 2016 retorna para fortalecer e ampliar o trabalho iniciado de formação artística, formação de plateia, valorização dos artistas e promoção de entretenimento, oferecido gratuitamente para cinco comunidades, sendo 04 rurais (Roma, Vila Maia, Tabuleiro e Chã do Lindolfo) e uma urbana (CCHSA/UFPB), mais uma vez graças ao incentivo do FIC - FUNDO DE INCENTIVO A CULTURA "AUGUSTO DOS ANJOS", aos parceiros como CCHSA/UFPB, AJAC - Associação de jovens da arte e Cultura, Centro Cultural Piollim,Supermercado Francisco de Assis, Radio Integração do Brejo, Portal Bananeiras Online e Conselho Tutelar de Bananeiras, assim como o apoio de famílias das comunidades beneficiadas que ajudam na mobilização das crianças e jovens para participarem.

A volta as aulas em janeiro de 2016 trouxeram muitas coisas boas, dentre elas rever alunos do Circo na Comunidade I que retornam com muito mais vigor e alegria para participar do processo de formação, assim como novos alunos que também se dedicam a participar do processo com muita seriedade e carinho. "São coisas como estas que nos inspiram a todos os finais de semana, apesar do desgaste da semana de trabalho e estudo e outras coisas, nos sentimos ainda mais vivos em compartilhar saberes em vivencia de trocas de sentimentos e conhecimentos. Sentimos na pratica um trabalho com as artes no processo educacional, desenvolvido sob orientação pedagógica com profissionais altamente preparados e experientes como artistas e também como educadores".

A iniciativa esta na sua primeira fase de formação até abril, depois partimos para o processo de seleção e montagem de espetáculos em cada comunidade, e remontagem dos trabalhos de 2013, que seguirão para circulação/exposição nas cinco comunidades para compartilhar desta vivencia do circo com as famílias e amigos. Posteriormente finalizamos o projeto com as apresentações oficiais na área urbana de Bananeiras.

Att.

JOILSON CUSTÓDIO
PRODUTOR CULTURAL AJAC



FOTOS DA PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO CIRCO NA COMUNIDADE II:



 CCHSA/UFPB


VILA ROMA


                                 CCHSA/UFPB           E       TABULEIRO                         

CCHSA/UFPB



TABULEIRO


VILA MAIA



CHÃ DO LINDOLFO






VILA MAIA


OFICINA DE CONFECÇÃO DE MATERIAL DE CIRCO NO CCHSA/UFPB



 TABULEIRO



                                                                                 VILA MAIA






CCHSA/UFPB






VILA ROMA