sexta-feira, 6 de maio de 2011

FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA - FUNESCEDITAL Nº 002/2011– Realização do “Festival Zé Lins Encenado”


Na Programação da Semana José Lins do Rego

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), torna público que estarão abertas as inscrições de artistas das artes cênicas do Estado Paraíba, para participação no Festival Zé Lins Encenado, evento integrante das comemorações dos 110 anos de nascimento do escritor José Lins do Rego, para o período de 31 de Maio a 4 de Junho de 2011, dentro da Semana Cultural José Lins do Rego, conforme normas estabelecidas abaixo.

1. DAS NORMAS GERAIS
1.1. O presente edital tem o objetivo de convocar artistas das artes cênicas, individuais ou grupos, para apresentações de cenas curtas que tenham relação com o escritor José Lins do Rego, seja a partir de sua obra, biografia ou criação temática, dentro das comemorações dos 110 anos de nascimento do escritor paraibano.
1.2. O “Festival Zé Lins Encenado” será uma atração integrante da programação geral da Semana Cultural José Lins do Rego, que acontecerá nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, bem como em unidade externa de ensino público, no período de 31 de Maio a 04 de Junho de 2011.
1.2.1. A programação geral da Semana Cultural será composta de debates sobre o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas para a atração específica de que trata este Edital.
1.3. Os interessados poderão se inscrever para apresentação de esquetes, performances ou qualquer natureza de interpretação cênica, individuais ou em grupos, a partir de interpretações inspiradas em obras do autor, sua biografia, curiosidades ou qualquer criação livre que tenha relação com José Lins do Rego.
1.4. Tratando-se de evento com caráter comemorativo, não serão selecionadas propostas cuja concepção possa denegrir a imagem ou memória do homenageado.
1.5. As performances terão um Mínimo de 5 e Maximo de 10 minutos de duração, prevendo inclusive a praticidade para troca, entrada e saída de cenários ou qualquer elemento técnico e cênico, de modo a não provocar atraso na atração seguinte.
1.6. Serão selecionadas até 30 propostas de encenação entre as inscrições efetuadas, as quais se apresentarão em 3 eliminatórias diárias, sendo 10 para cada data, dentro do período de realização da Semana Cultural José Lins do Rego.
1.7. As eliminatórias acontecerão no período de 31 de maio a 2 junho, a partir das 20 horas, no Teatro de Arena Leonardo Nóbrega, do Espaço Cultural José Lins do Rego.
1.8. O local das apresentações disporá de tablado medindo aproximadamente 8x6mts., com serviços de camarim, além de luz e som básicos para atender às necessidades do evento.
1.9. A solenidade de premiação acontecerá no dia 4 de junho, a partir das 19 horas, entre as atividades de encerramento da Semana Cultural José Lins do Rego.
1.10. Serão premiadas 3 apresentações entre as 30 concorrentes, sem distinção de colocação, recebendo igualitariamente prêmios no valor de R$ 1.000,00 (Um Mil Reais) cada.
1.11. Será constituída uma comissão para escolha das três apresentações, formada por personalidades de comprovado conhecimento nas áreas de artes cênicas.
1.12. Os integrantes da Comissão Julgadora deverão assistir todas as apresentações.
1.13. Os critérios de escolha para os três premiados levarão em conta as pontuações nos seguintes itens: Originalidade da proposta, aspectos reveladores e Interpretação, bem como a consonância entre os elementos cênicos, figurino, música e iluminação .
1.14. A ordem de apresentação será feita através de sorteio.
1.15. Os atores e ou grupos poderão se inscrever com uma ou mais propostas, mas somente uma será selecionada para participação no evento.
1.16. No ato da inscrição o proponente deve apresentar os seguintes documentos e informações:
1.16.1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida, conforme modelo anexo;
1.16.2 – Resumo da proposta a ser apresentada;
1.16.3 – Tempo de duração da apresentação, conforme o item 1.5.
1.16.4 – Nomes dos integrantes da apresentação, incluindo técnicos;
1.16.5 – Necessidades técnicas para apresentação;
1.16.6 – Resumo de currículo do intérprete ou grupo;
1.16.7 – Informações de documentos pessoais (conforme preenchimento da ficha de inscrição), bem como endereço de domicílio.
1.17. As inscrições estão abertas para qualquer intérprete ou grupo do Estado da Paraíba, a partir da divulgação deste edital, até o dia 25 de maio de 2011.
1.18. A Seleção das 30 propostas entre os inscritos será feita por uma comissão integrada por profissionais da Funesc e da Secult, sendo dois de artes cênicas e um de literatura.
1.19. A Funesc não se responsabiliza com despesas de passagens, traslado, alimentação ou hospedagem.
1.20. As propostas serão selecionadas de acordo com a estrutura técnica existente e disponibilizada para o evento.
1.21. As propostas para inscrição deverão ser feitas via postal, por email ou pessoalmente, para o seguinte endereço:
Fundação Espaço Cultural da Paraíba
(DDAC – Coordenação de Artes Cênicas)
Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Cep: 58.042-100 - João Pessoa - PB
Email: zelins.encenado@funesc.pb.gov.br
1.21.1 As inscrições por email deverão anexar a ficha de inscrição com todos os campos devidamente preenchidos.
1.22. O gerenciamento/coordenação deste Edital de Ocupação ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural – DDAC, da FUNESC.
1.23. Quaisquer informações atinentes ao presente Edital serão prestadas aos interessados, pela Coordenação de Artes Cênicas, da FUNESC no horário comercial, pelos telefones (83) 3211.6224/6225, bem como pela home page da FUNESC: http://funesc.com.br/cultura/
João Pessoa-PB, 06 de Maio de 2011.

LUCINEIA MAIA DE SOUZA BEZERRA
Presidente da Funesc
(Fundação Espaço Cultural da Paraíba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.