J
á encontram – se abertas as inscrições para o evento CONVERSANDO sobre CINEMA, que acontecerá no Sesc Centro João Pessoa, entre os dias 15, 16, 17 e 22 de maio, com exibições seguidas de debates com os críticos especializados Astier Basílio e Tiago Germano, às 19 horas. A entrada será franqueada ao público interessado também às 12h e 17h.
Os participantes inscritos no ciclo de debates receberão certificados.

As inscrições podem ser feitas entre 8h e 18h, no setor de cultura do Sesc Centro João Pessoa. Informações no telefone 3208 – 3158.

A programação está assim distribuída:

Dia 15/05

LUGARES COMUNS

A vida do professor de literatura Fernando Robles (Federico Luppi) e de sua esposa, a assistente social Liliana Rovira (Mercedes Sampietro), segue sem sobressaltos. Ele, aos 60 anos de idade, ama o que faz: ensinar os outros a ensinar. Também ama - e é honestamente correspondido - a mulher. Eles se respeitam, se conhecem muito bem, discutem sem rancores e vivem felizes, como parceiros e amantes. Mas uma notícia inesperada acaba chacoalhando toda a normalidade. Por causa da crise pela qual passa a Argentina, Fernando é obrigado a se aposentar. 

A nova situação obriga o casal a tomar decisões, como a de rever o filho Pedro (Carlos Santamaría) - que vive confortavelmente em Madri, com a mulher e dois filhos. Por mais que a situação e o futuro dêem demonstrações de incertezas, as convicções de Fernando o fazem abdicar de uma eventual assistência do filho, e ele decide voltar ao seu país ao lado da amada Lili para continuar a vida. A crise leva o casal a vender o apartamento em que os dois viviam e a comprar uma fazenda, para onde se mudam e passam a ter um novo estilo de vida, equilibrando momentos de tristezas, descobertas e de alegrias. 

Lugares Comuns, do diretor Adolfo Aristarain, rendeu à Mercedes Sampietro o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado de 2003. O filme mostra a realidade da crise econômica pela qual passa a Argentina, mas foca sua câmera no amor, que - verdadeiro -amadurece e envelhece com as pessoas e as fazem perceber o que é realmente mais importante na vida.

Ficha Técnica:

Direção: Adolfo Aristarain
Duração: 110 minutos (1 hora e 50 minutos)
Gênero: Drama
Ano: 2002
País de origem:ESPANHA.
Elenco: Federico Luppi (Fernando Robles)
Mercedes Sampietro (Liliana Rovira)
Arturo Puig (Carlos Solla)
Carlos Santamaría (Pedro Robles)
Valentina Bassi (Natacha)
María Fiorentino (Tutti Tudela)
Claudio Rissi (Demedio)
Yael Barnatán (Fabiana)


Dia 16/05

Bom Dia

No subúrbio de Tóquio, dos anos 50, quatro garotos tem como hobby ir à casa de um jovem casal para assistir aos campeonatos de sumô pela televisão. Só que essa "fixação" pela tv faz com que deixem de estudar em casa ou matem suas aulas de inglês. Isamu e Minoru, que são dois irmãos que iam para a casa vizinha assistir sumô, reclamam para seus pais que querem uma tv também. Seus pais se irritam e eles acabam discutindo.
Por causa da briga e por não ganharem um televisor, os dois resolvem fazer a greve do silêncio, não falando com ninguém da família, vizinhos, amigos ou professores. E, obviamente, acabam se metendo em várias situações embaraçosas por causa disso.

Apesar do enredo aparentemente "bobo", "Bom Dia" é uma crítica ao modo de vida dos japoneses depois da Segunda Guerra Mundial. Mostra como o Japão vai se americanizando aos poucos. Além disso, critica a aposentadoria que "obriga" os idosos a trabalhar para conseguirem sobreviver, sendo vendedores de porta em porta.
E, finalmente, satiriza o fato dos japoneses falarem demais coisas insignificantes enquanto as coisas realmente importantes não são ditas.

Ficha Técnica:

PRODUÇÃO: Japão
ANO: 1956
DIREÇÃO: Yasujiro Ozu
ROTEIRO: Kogo Noda - Yasujiro Ozu
FOTOGRAFIA: Yuharu Atsuta
MÚSICA: Toshiro Mayuzumi
ELENCO: Kenji Sata, Yoshiko Kuga, Chishu Ryu, Haruko Sugimura, Koji Shigimura
DURAÇÃO: 93 min

17/05

As Coisas Simples da Vida

NJ Jian mora com sua esposa, seus dois filhos e a sogra já idosa, formando uma típica família de classe média. NJ sócio de uma bem-sucedida empresa de computação, mas, se não buscar novos rumos, em breve irá falência. Para tanto, ele busca fazer uma parceria com Ota, um inovador designer de jogos de computação no Japão, que pode dar o novo toque que sua empresa precisa. Mas as coisas começam a dar para os Jian quando a integrante mais velha da família sofre um derrame e entra num coma o qual poderá nunca mais acordar. Neste meio termo, NJ ainda reencontra Sherry, seu primeiro amor de infância, que reaparece em sua vida, agora casada com um americano.

Ficha Técnica:

Duração: 173 minutos (2 horas e 53 minutos)
Gênero: Drama
Direção: Edward Yang
Ano: 2000
País de origem: JAPÃO / FORMOSA
Elenco:Nien-Jen Wu (NJ Jian)
Elaine Jin (Min-Min)
Issey Ogata (Ota)
Kelly Lee (Ting-Ting)
Jonathan Chang (Yang-Yang)
Hsi-Sheng Chen (Ah-Di)
Su-Yun Ko (Sherry)


22/05

Lemon Tree

A viúva palestina Salma se vê em maus lençóis quando passa a ter como vizinho o Ministro de Defesa de Israel. O exército exige que a plantação de limões dela seja derrubada, por supostamente ameaçar a segurança do político. Indignada com o fato, ela resolve ir à luta.
Para defender seus limões, Salma conta com o advogado Ziad Daud, que a ajuda a levar o caso ao conhecimento da Suprema Corte. O embate judicial provoca interesse na solitária Mira Navon.

Lemon Tree é do mesmo diretor de A Noiva Síria e conta também com a mesma protagonista, a atriz Hiam Abbass. O longa foi premiado como Melhor Filme pelo júri popular do Panorama no Festival de Berlim de 2008.


Ficha Técnica:

Direção: Eran Riklis
Produção: Eran Riklis
Fotografia: Rainer Klausmann
Trilha Sonora: Habib Shadah
Elenco: Hiam Abbass,
Doron Tavory,
Ali Suliman,
Rona Lipaz-Michael,
Tarik Kopty,
Amos Lavi
País: ISRAEL/ALEMANHA/FRANÇA
Duração: 106 minutos


O Auditório do Sesc Centro João Pessoa fica localizado
à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro.
Telefone: (83) 3208-3158.