O Centro de Arte Visuais da Funarte tem o prazer de convidá-lo para o coquetel de abertura da exposição TAKSAN, do artista Leonardo Tepedino, na próxima quinta-feira, 18/11, no Complexo Cultural Funarte São Paulo
Em novembro, Funarte inaugura primeira mostra do escultor Leonardo Tepedino na cidade de São Paulo: Taksan - caminhos e descaminhos
Os ângulos retos e neutros da Galeria Flávio de Carvalho, no Complexo Cultural Funarte SP, são o ponto de partida e o principal contraponto para a exposição Taksan - caminhos e descaminhos, que o artista Leonardo Tepedino inaugura dia 18 de novembro, a partir das 19h30, no espaço da entidade na Alameda Nothmann, em Santa Cecília.
Contemplada pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Ocupação dos Espaços Funarte em 2010, a obra de Tepedino, pela primeira vez acessível ao público paulistano, propõe continuar e aprofundar uma pesquisa e experimentação plástica que o artista vem desenvolvendo ao longo dos últimos cinco anos e que já resultou, em março deste ano, em ocupação da galeria da Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, no Rio de Janeiro.
“Minha proposta é produzir uma escultura que se desdobra numa instalação pensada e feita especificamente para a Galeria Flávio de Carvalho”, explica Tepedino, que já trabalhou em ateliês como o do escultor Luciano Fabro, um dos artistas mais importantes de sua geração e um expoente da chamada Arte Povera.
Inteiramente feita de compensado e outras madeiras, com cerca de cinco metros de altura em seu ponto máximo, a instalação Taksan - caminhos e descaminhos foi projetada para dar forma ao vazio da Flávio de Carvalho. “[Ela] deixa o espaço transpirar e coloca de modo simples, com clareza e força, o contraste entre o espaço reto da galeria e o espaço curvo e movimentado da escultura”, define o autor. Desta forma, o desafio do artista é o de propiciar que uma escultura autônoma e independente possa, simultaneamente, pertencer ao espaço que a abriga, tensioná-lo e transcender a ele.
Para o curador Paulo Sergio Duarte, “as esculturas de Leonardo investigam com inteligência novas formas e conciliam de modo precioso uma linguagem contemporânea com uma fatura artesanal digna dos melhores artistas que trabalham com madeira. Sua obra é instigante e além do prazer, nos proporcionam ensinamentos sobre novos caminhos de formas tridimensionais do mundo de hoje.” Derivada do sânscrito, a palavra Taksan se refere ao ofício da carpintaria ou ao uso do machado.
Exposição
TAKSAN - Caminhos e Descaminhos
Abertura: 18 nov 2010, 19h30
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo/ Galeria Flávio de Carvalho
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-5177
Visitação: até 23 jan 2011
Segunda a Domingo, das 14h00 às 22h00
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adicione seus comentarios,pois é muito importante para nós que fazemos a AJAC.